nos acompanhe:
participantes programa de aceleração do Prêmio ALMG

Iniciativas selecionadas em prêmio iniciam programa para enfrentar crise climática em Minas Gerais

Ouvir:

Está on o programa responsável por agilizar os resultados de 10 iniciativas para prever ou mitigar os efeitos da crise climática em Minas! A série de oficinas e capacitações dos empreendimentos selecionados entre mais de 100 candidatos começou nessa segunda-feira (6) no BH-TEC, o Parque Tecnológico de Belo Horizonte.

Trata-se do Prêmio Assembleia de Incentivo à Inovação – Crise Climática, iniciativa promovida pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), em parceria com o BH-TEC, justamente para combater o impacto da emergência climática por meio de soluções inovadoras e sustentáveis.

As dez iniciativas selecionadas de regiões diversas do Brasil se encontraram durante o toda o dia no evento de abertura do programa coordenado pelo Parque. Os empreendedores e empreendedoras vivenciaram dinâmicas de diagnóstico e rápidas apresentações, os chamados pitches.

Primeira dinâmica do programa de aceleração
Participantes realizam a primeira dinâmica do programa | Virgínia Muniz/BHTEC

Os empreendimentos atuam dentro das áreas de biotecnologia, qualificação de produtores em sistema agroflorestal, monitoramento de informações com uso de inteligência artificial e softwares agregadores de dados.

“Entre os dez premiados, temos empreendimentos que se encontram em diferentes estágios de maturidade. São oito startups, um instituto e uma associação: todos os negócios se propõem a impactar positivamente a sociedade oferecendo produtos e serviços ligados ao enfrentamento da crise climática”, explica Bernadete Bittencourt, gerente do programa de aceleração.

Abertura inspiradora

O evento foi dividido em dois momentos. Pela manhã, os participantes receberam as boas-vindas de Marco Crocco, CEO do BH-TEC, e orientações iniciais com Camila Viana, responsável pela coordenação do programa e Head de Sustentabilidade do Parque. Também foi realizada uma sessão de pitches, na qual os finalistas apresentaram suas ideias.

Marco Crocco
CEO do BH-TEC, Marco Crocco, abre o evento com boas-vindas | Virgínia Muniz/BH-TEC

“O evento presencial foi uma excelente oportunidade para os empreendedores se conhecerem melhor e entenderem um pouco sobre a nossa programação para os próximos meses”, diz Bernadete.

À tarde, os participantes iniciaram atividades práticas no Hub do BH-TEC.

primeira atividade do programa
Primeira dinâmica contou com a realização de um teste diagnóstico | Virgínia Muniz/BH-TEC

“Durante a tarde, conduzimos uma dinâmica que os incentivou a refletir sobre cada um de seus negócios. Utilizamos a ferramenta Canvas do Modelo C, que possibilitou fazermos um breve diagnóstico de cada empreendimento com um olhar focado nos impactos positivos que cada negócio pode gerar”, explicou a gerente do projeto.

Expectativas e conteúdo

Com duração de seis meses, o programa visa apoiar os empreendedores em diversas áreas, incluindo a realização de uma Prova de Conceito (PoC), que serve como teste de viabilidade para os produtos e serviços oferecidos.

Mentorias
Especialistas vão acompanhar os participantes durante todo o programa | Virgínia Muniz/BH-TEC

“Cada empreendimento está propondo um plano de ação, em que poderá testar o seu produto e/ou serviço em um contexto diferente daquele em que já está habituado a trabalhar. Os testes são diferentes tendo em vista os serviços que cada um oferece. Para todos, o BH-TEC vai facilitar conexões, orientar atividades e acompanhar a execução dos testes”, explica Bernadete.

Durante o programa, os empreendedores terão encontros com mentores e participarão de workshops sobre temas como comunicação, compras governamentais e PoC. A equipe do BH-TEC também fará visitas aos locais onde os empreendedores realizam suas provas de conceito, acompanhando de perto o desenvolvimento dos planos.

Pitches
Empreendedores apresentam suas ideias | Virgínia Muniz/BH-TEC

O programa será finalizado com um Demoday em junho de 2025, no qual os participantes apresentarão os resultados e aprendizados de seus projetos.

Confira os empreendimentos selecionados:

  1. Quasar Space
  2. Aiper Pesquisa e Desenvolvimento de Bioprodutos Sustentáveis Ltda
  3. Instituto Antônio Ernesto de Salvo
  4. Noreyni Christophe Grego Ndiaye
  5. Green Growth Al Inova Simples (I.S)
  6. TideSat Global Tecnologia e Desenvolvimento Ltda
  7. Saltica Ltda
  8. Asthon Tecnologia Ltda
  9. Associação Florestalense de Agroecologia
  10. BeFert Nutrição Orgânica

O QUE VOCÊ ACHOU DO CONTEÚDO QUE ACABOU DE ACESSAR?

Direcione o seu feedback em apenas um clique

MAIS NOTÍCIAS

VEJA TAMBÉM