O prêmio de melhor Parque Tecnológico do país, em dezembro, materializa o histórico ano de 2024 para o BH-TEC! O reconhecimento coroa uma série de recordes conquistados nos últimos meses em praticamente todas as frentes estratégicas: realização do maior congresso de inovação e sustentabilidade de Minas; programas inéditos criados e lançados; consolidação como disseminador de informação com picos de seguidores, alcance e presença na mídia; quantidade de eventos promovidos nunca alcançada antes, entre outros.
Confira a retrospectiva 2024 do BH-TEC!
Melhor Parque Tecnológico do Brasil
Análise por uma banca de especialistas na 1ª fase, votação dos associados da Anprotec, votação popular nas redes sociais e a apresentação final dos projetos durante o Demoday, realizado no dia anterior à premiação.
Essas foram as etapas vencidas pelo BH-TEC para receber o 1º lugar do Prêmio Nacional Anprotec de Empreendedorismo Inovador 2024, na categoria Parque Científico e Tecnológico (Troféu Telmo Silva Araújo), da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec).
“O BH-TEC estava quebrado em 2019, quando a gente chegou e, com muita dedicação e apoio da UFMG e dos sócios-fundadores, a gente conseguiu ressignificar o Parque. O BH-TEC está 100% ocupado e recuperamos a nossa imagem no ecossistema de inovação”, afirmou, emocionado, o CEO do Parque, Marco Crocco, ao receber o troféu.
Veja mais aqui.
O maior congresso de inovação e sustentabilidade…
O ano também marcou a segunda edição do CIS, o Congresso de Inovação e Sustentabilidade, o maior do segmento de Minas Gerais. Dois dias, em agosto, com programação intensa sobre inovação e sustentabilidade: painéis e palestras com referências nacionais, exposição de arte, visitas guiadas pelo prédio central do BH-TEC, workshops e rodadas de negócios, além da já consolidada Vitrine BH-TEC, uma exposição das novas tecnologias desenvolvidas pelas empresas residentes do Parque.
“Atingimos o que consideramos hoje a lotação máxima do BH-TEC, com cerca de 300 pessoas no congresso. E o mais importante: alcançamos todas as hélices que compõem o ecossistema de inovação, com diversidade de público”, avaliou, ao fim do congresso, a Head de Sustentabilidade do BH-TEC, Camila Viana.
Leia mais sobre o CIS 24 aqui.
… e o maior evento de inovação corporativa
Web Summit Rio, Conferência Estadual de Tecnologia e Inovação, Conferência ANPEI, State of the Future (evento paralelo ao G20), Fórum Sudeste de Investimentos e Negócios de Impacto – Etapa Minas Gerais…
O que rolou de relevante no Brasil e no mundo na área de ciência, tecnologia, inovação e sustentabilidade, o BH-TEC estava presente: muitas vezes com protagonismo ou como realizador.
O Parque Tecnológico, por exemplo, sediou o fórum mineiro essencial para a construção da política pública em negócios de impacto. E também recebeu evento de abertura do Minas Summit, o maior evento de inovação corporativa do estado.
Como cereja do bolo, o BH-TEC foi anunciado como correalizador do Minas Summit 2025.
Sociedade e o futuro
O ano também foi essencial para reforçar a aproximação do BH-TEC com a sociedade e o seu papel na construção de um futuro possível: cada vez mais junto dos jovens e cada vez mais consolidado como um portal de informação confiável de ciência, tecnologia, inovação e sustentabilidade.
Nos 12 meses, o Parque mais do que dobrou o número de estudantes nas visitas guiadas: foram mais de 700 alunas e alunos, de pelo menos 25 instituições diferentes de todo o estado: municipal, estadual, privada, técnica e universidades.
A Jornada Científica, por sua vez, encerrou a segunda edição com uma turma de escola pública, da rede municipal de ensino. O programa aproxima o estudante do dia a dia da ciência e tecnologia, com visitas a laboratórios e dinâmicas durante 4 meses.
Na comunicação, o BH-TEC lançou novo site e quebrou recordes de alcance e seguidores em todos os canais, em especial Instagram e LinkedIn. Além desse contato direto com a sociedade, pautou a população através de veículos de notícia: mais de 500 aparições, que totalizam cerca de R$ 10 milhões de publicidade espontânea.
Protagonismo em sustentabilidade e inovação
Os impactos da crise climática assustaram os brasileiros e os mineiros – e o BH-TEC não mediu esforços para reforçar a vanguarda no campo da sustentabilidade.
Em parceria com a Assembleia Legislativa de Minas Gerais, lançou programa inédito para encontrar e desenvolver programas que amenizem os impactos dessa crise no território mineiro.
O Parque também realizou novas edições e/ou foi parceiro no lançamento de programas importantes para a inovação e sustentabilidade, tais quais Motirõ, Outlab, TCC Lab e Rede Lide.
Além disso, foram dezenas de eventos realizados: a já tradicional Sexta no Parque, realizada mensalmente no BH-TEC; o MatchDay, para ligar o que há de mais novo sendo desenvolvido nas universidades e a indústria/empresariado, entre outros.
Polo de inovação e sustentabilidade
Ao longo do ano, o BH-TEC foi o destino de parte dos principais atores de todas as esferas: recebeu visitas de autoridades do governo federal, como a ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos; do estado, como o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Fernando Passalio, e o presidente da Fapemig, Carlos Arruda; e também do município, do prefeito Fuad Noman.