A reta final de 2024 não poderia ser mais representativa para o BH-TEC. O Parque Tecnológico de Belo Horizonte ganhou, nessa terça-feira (3), o Prêmio Nacional Anprotec de Empreendedorismo Inovador 2024, a principal premiação para ambientes de inovação no Brasil.
O trabalho de ressignificação do BH-TEC feito desde 2019 rendeu ao Parque o primeiro lugar da categoria Parque Científico e Tecnológico (Troféu Telmo Silva Araújo).
“O BH-TEC estava quebrado em 2019, quando a gente chegou e, com muita dedicação e apoio da UFMG e dos sócios-fundadores, a gente conseguiu ressignificar o Parque. O BH-TEC está 100% ocupado e recuperamos a nossa imagem no ecossistema de inovação”, afirmou, emocionado, o CEO do Parque, Marco Crocco, ao receber o troféu.
Crocco reforçou que, há cinco anos, o Parque tinha 60% de ocupação e estava com “uma grave crise de imagem, com ausência de gestão de inovação e visto pela sociedade como um condomínio de empresas”.
“Este prêmio é fruto de muito trabalho: são 5 anos em busca de materializar o propósito de tornar o Parque Tecnológico uma área de inovação. Isso significa que, todos os dias, a equipe do BH-TEC atua para prestar serviços e colaborações com o objetivo de transformar conhecimento em entregas para a sociedade”, ressaltou a gerente de Desenvolvimento Institucional, Cristina Guimarães.
Reconhecimento nacional
O Prêmio Nacional Anprotec teve quatro etapas de avaliação: análise por uma banca de especialistas na 1ª fase, votação dos associados da Anprotec, votação popular nas redes sociais e a apresentação final dos projetos durante o Demoday, realizado no dia anterior à premiação.
“Esse processo criterioso garantiu que os vencedores fossem reconhecidos não apenas pela qualidade técnica de suas iniciativas, mas também pelo impacto e engajamento gerados”, justificou a associação nacional.
Na categoria vencida pelo BH-TEC, o TECNOPUC – UBEA União Brasileira de Educação e Assistência ficou em segundo lugar, enquanto a terceira colocação foi ocupada por SUPERA Parque de Inovação e Tecnologia de Ribeirão Preto.
“Receber esta reverência pela Anprotec, que passou por várias etapas e atores estratégicos do ecossistema nacional de CT&I, aumenta nosso compromisso por mais e melhores resultados para impactar pessoas e nossa região por meio do diferencial do BH-TEC: a junção da inovação e sustentabilidade como guia de trabalho”, enalteceu Cristina Guimarães, antes de concluir:
“Oportunamente, agradeço de coração a toda a equipe do Parque, a confiança da Comunidade BH-TEC, dos sócios-fundadores e parceiros. Seguimos juntas e juntos!”
Ferramenta poderosa de transformação
Além da categoria Parque Científico e Tecnológico, outras quatro categorias foram contempladas.
“Os vencedores do Prêmio Anprotec 2024 nos mostram como a inovação pode ser uma ferramenta poderosa para transformar territórios e impactar positivamente a sociedade. O engajamento que tivemos nesta edição reforça a importância de reconhecer e celebrar essas práticas”, afirmou a presidente da Anprotec, Adriana Faria.
“É uma honra para a Anprotec promover esse movimento, que inspira e incentiva ambientes de inovação em todo o país a elevar seus padrões”, finalizou.
Confira as outras categorias:
Incubadora de Empresas (Troféu Adelino Medeiros):
1º Incubadora Santos Dumont (Itaipu), destacada pelo programa Let5Go Startups, que impulsiona soluções tecnológicas no ecossistema 5G.
2º Centro de Empreendimentos em Informática (CEI.UFRGS).
3º Incubadora de Empresas de Base Tecnológica – NidusTec (UNIFAL-MG)
Aceleradora (Troféu Lynaldo Cavalcanti):
1º VENTIUR Investimentos em Novos Negócios S.A., reconhecida por estratégias de aceleração e financiamento que fortalecem startups em estágio inicial.
2º GETIN Aceleradora – Gestão Empresarial, Tecnologia e Inovação LTDA
Hub de Inovação (Troféu Cristiano Becker):
1º Centro de Empreendedorismo da Unifei, premiado pela criação de conexões eficazes entre startups, empresas e instituições acadêmicas.
2º Tiradentes Innovation Center
Negócios de Impacto (Troféu Carlos Eduardo Negrão Bizzotto):
1º Instituto de Inteligência Artificial na Saúde (TECNOPUC), por suas contribuições inovadoras para a saúde e o desenvolvimento social.
2º Apoena Agroindústria e Comércio de Produtos Agrícolas e Silvestres da Amazônia (Incubadora Mamirauá).
3º Carbon Token Tecnologia LTDA (UNITEC)