O Corpo de Bombeiros Militares de Minas Gerais será um dos destaques no painel que apresentará cases de sucesso no II Congresso de Inovação e Sustentabilidade do BH-TEC, o CIS 24, realizado nos dias 29 e 30 de agosto.
Além de ser responsável pela defesa civil da sociedade, a corporação também desenvolveu uma vertente voltada para a pesquisa científica, criada em parceria com a Academia de Bombeiros Militares de Minas Gerais.
O major Vitor Leite, chefe do Cipard, o Centro Intersetorial de Pesquisa do Corpo de Bombeiros, é um dos convidados da mesa “Cases de Soluções Tecnológicas para a Sustentabilidade”.
“Vamos compartilhar um pouco dos processos que temos na área de pesquisa e desenvolvimento, e também mostrar como o Corpo de Bombeiros se transformou em uma organização voltada para a inovação, através da participação coletiva dos militares, engajamento e parcerias com outras instituições do país”, afirma o militar.
Pesquisas para a sociedade!
Com sede na Academia de Bombeiros, o Centro Intersetorial abriga pesquisas científicas voltadas para o desenvolvimento de ferramentas operacionais utilizadas pelos militares, gestão de desastres naturais, entre outros temas.
Atualmente, o centro conta com 21 grupos de pesquisa e mais de 400 militares envolvidos.
“Temos um centro dedicado à pesquisa e desenvolvimento, uma unidade própria dentro da Academia de Bombeiros Militar. Como toda instituição de ensino superior, estamos focados na pesquisa, o que tem gerado muitas soluções para a corporação. Vou mostrar como esse contexto funciona. Não é a função principal dos militares, mas eles se dedicam a isso por amor à causa”, explicou o major Vitor Leite.
A mesa será moderada por Lucas da Silva (Neo Energia) e contará com apresentações de Lucas da Silva (Neo Energia), Herbert Lincon e Leonardo Belli (Xprize – FEALQ USP), Major Vitor Leite (Corpo de Bombeiros de Minas Gerais), Franciele Saorin (Grupo Boticário), Rafael Dutra e Augusto Bombassaro (Trashin).