Uma solução personalizada de acordo com o problema! Em uma era de produtos sob demandas, essa é a especialidade da MM Sol. A empresa desenvolveu expertise em vencer desafios com eficiência, sempre com a entrega de soluções completas.
A MM Sol é uma das participantes do Conexões, pioneiro programa de pós-aceleração em Minas Gerais. A partir de agora, você conhece a história da empresa nesta reportagem especial.
Descoberta do empreendedorismo
Com formação na Escola Técnica de Eletrônica de Santa Rita do Sapucaí, Matheus Mendonça, CEO da MM Sol, trabalhou durante desenvolvendo produtos, como tags e RFID (tecnologia que usa ondas de rádio para identificar objetos automaticamente), na indústria. Quando conheceu a sua esposa, Eliana Carla Mendonça, o empresário atualizou a própria visão em relação ao empreendedorismo.
“Eu trabalhava em uma empresa CLT e, quando conheci a minha atual esposa, ela era vidraceira. Eu já era gerente de uma empresa grande de tecnologia, ela com uma vidraçaria pequenininha, vidraçaria de bairro. Eu pensava assim, ‘ela deve ganhar pouco, né?’ Na verdade, ela ganhava três, quatro vezes mais do que eu. Aí me acendeu a lanterna, o empreendedorismo vale muito a pena”, conta.

Logo após esse insight, Matheus decidiu sair da empresa onde trabalhava e abriu o seu próprio negócio, focado no desenvolvimento de equipamentos médicos. A empresa durou cerca de 5 anos, quando foi vendida.
“Vendemos a empresa para um grande investidor, que em tese nos contrataria, terminaria o projeto e ainda nos daria royalties. Só que na prática ele entrou em recuperação judicial, engavetou o projeto e dissolveu a empresa”.
Momento decisivo
De volta ao mercado, Matheus encontrou dificuldade de se adequar à antiga carreira industrial após o período como empreendedor. Em 2019, abriu a MM Sol para participar do Programa Startup Industrial, da ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial).
Quatro anos depois, em 2023, o divisor de águas: a participação no SEED, programa de aceleração de startups. Matheus Mendonça dedicou 100% do tempo à empresa e conseguiu ser aprovado no Hub Gov MG, o que viabilizou o maior projeto em realização pela MM Sol.
“Com a aprovação, consegui montar uma equipe e, dessa forma, demos mais volume a produção”, ressalta.
Solução especializada
Depois da aprovação no Hub, a MM Sol desenvolveu para a SEAPA (Secretária de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento) o AgroVision, ferramenta que facilita a coleta de dados de forma automatizada.

“O AgroVision coleta dados de fontes pré-determinadas, faz a tipagem do banco de dados e gera relatórios automáticos, gerando eficiência e economia de tempo. Hoje, a SEAPA tem 12 pessoas que ficam o ano inteiro, 95% do tempo delas, fazendo relatórios em Excel, PowerPoint, Word”, explica Matheus antes de completar:
“A ferramenta reduz o trabalho para uma pessoa e com acurácia. Esses relatórios manuais possuem margem de erros – e a nossa ferramenta não. Se ela entender que tem um erro, não vai gerar relatório”.
Utilizando o Design Ágil, a ferramenta é desenvolvida com grande colaboração do contratante, justamente para atender os clientes da melhor maneira. A plataforma desenvolvida pela MM Sol, AgroVision, é pioneira na coleta e automatização de relatórios detalhados.
Erradicando problemas
Além de soluções tecnológicas, a empresa também realiza a instalação de sistemas de energia solar. Em colaboração com o IDENE (Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais) a MM Sol instalou bombas de captação de água em poços artesianos no norte de Minas.
A instalação gerou grande impacto aos moradores da região, solucionando um problema constante.

“Acontecia briga de facão porque a conta de energia era paga coletivamente. Dava R$ 30 para cada família, mas, quando uma família não pagava, acabava faltando. É pouco, mas tem que pagar, às vezes R$ 30 faz falta para uma família carente. Então, saber que o sol está pagando essa conta para eles, que eles não precisam mais pagar, é bem bacana”
Conectar para criar oportunidades
A empresa busca agora mais estabilidade e crescimento com um contrato de maior escala. A ideia é que, assim, aumente o fluxo de caixa e, consequentemente, expanda a empresa.
“Se conseguimos acertar um contrato grande, vamos ter previsão de crescimento daí por diante. Então, eu e minha equipe trabalhamos muito, como já estamos fazendo, para conseguir acertar um contrato de fornecimento, ou de produto, ou de serviço, mas em volume maior”

Matheus enxerga no programa Conexões a oportunidade para criar vínculos com grandes empresas e alavancar os projeto da MM Sol.
“Hoje o maior desafio é ter um fluxo de caixa consistente. Esse foi o motivo de termos entrado no Conexões. O programa nos conecta com empresas grandes. Estamos criando mais vínculos e está sendo excelente a nossa participação”, finaliza.





