O BH-TEC segue pulsando no ritmo da inovação! O evento mais tradicional do Parque Tecnológico de Belo Horizonte abriu a 4ª temporada com um auditório lotado para acompanhar e debater “O Futuro da Gestão da Inovação”, com o palestrante Bruno Moreira, fundador da Inventta, uma uma das principais consultorias do segmento do país.
“Foi um dia bacana, em que a gente conseguiu apresentar os principais insights do estudo que apontam claramente um movimento interessante acontecendo no mundo da gestão da inovação, que é uma visão talvez um pouco mais pragmática de como a inovação tem que ser tratada dentro das empresas”, destacou Bruno Moreira, conselheiro da KPTL e da ANPEI (Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras).

O futuro da inovação
Durante a palestra nessa sexta-feira (30), Bruno compartilhou dados de um estudo recente que envolveu 222 respondentes, sendo 74% profissionais atuantes em áreas de inovação. O levantamento revelou uma mudança de foco nas organizações: a eficiência operacional voltou a ocupar o centro das estratégias inovadoras, superando o crescimento como principal objetivo – reflexo da pressão por resultados tangíveis no curto prazo.
“Claramente as empresas estão direcionando mais o esforço inovativo para o core business, ativando a capacidade de inovação colaborativa e adotando práticas novas com o intuito de levar a gestão da inovação para outro patamar, mais adequado ao momento contemporâneo, com as IAs etc.”, afirma o autor do estudo.

Bruno é engenheiro mecatrônico formado pela PUC-MG. Iniciou sua carreira como consultor na Arthur Andersen e na DiamondCluster, mas foi em 2004, ao perceber as limitações do modelo tradicional de consultoria, que fundou a Inventta com o propósito de construir uma abordagem mais humana e estratégica.
Desde então, liderou inúmeros projetos de inovação, estratégia e novos negócios para grandes empresas e instituições governamentais – e um estudioso dedicado aos aspectos humanos da inovação.
Desafios e oportunidades
Entre os 16 principais desafios para inovar, a pressão por resultados imediatos continua sendo o mais citado, seguido pela escassez de orçamento e tempo dedicado à inovação.
Mesmo assim, o futuro da gestão da inovação mostra caminhos promissores: segundo o estudo, ele passa por duas trilhas convergentes – a consolidação de práticas eficazes já estabelecidas e a aposta em novas alavancas impulsionadas por colaboração, tecnologia e dados.

Organizações capazes de equilibrar esses dois eixos – maturidade e experimentação – estarão mais preparadas para gerar valor por meio da inovação nos próximos anos.
Além da palestra, o evento contou com um momento de conversa e debates entre Bruno, Marco Crocco, CEO do BH-TEC e o público. “Na mesa mediada pelo Crocco, pudemos trazer também um pouco da experiência que a gente tem na Inventta tocando projetos de inovação corporativa com grandes empresas”, comenta Bruno.
SXPQ 2025
Está aberta, portanto, a 4ª temporada do Sexta no Parque! O evento mais tradicional do BH-TEC continua sempre gratuito, com um café de manhã delicioso e com muita conexão, além de palestras inspiradoras sobre inovação, ciência, tecnologia e sustentabilidade.

Confira os próximos temas:
• 27 de Junho: Sustentabilidade
• 25 de Julho: Do laboratório ao público: como comunicar ciência na prática
• 22 de Agosto: LabMIn, o Laboratório de Metodologias de Inovação
• 19 de Setembro: De frente com os investidores
• 24 de Outubro: Saúde e Inovação
• 21 de Novembro: a definir