Trilha ecológica, apresentação do projeto pelos alunos e dinâmica sobre monitoramento ambiental tecnológico marcaram o evento de encerramento da Jornada Científica 2024.
O projeto, que se consolida como uma ação do Centro de Inteligência em Sustentabilidade do BH-TEC (CIS), voltado para estudantes do ensino médio, finalizou sua segunda edição com um evento que proporcionou ainda mais conhecimento para os alunos da Escola Monsenhor Artur de Oliveira.
Durante o evento, os estudantes tiveram a oportunidade de aprender sobre preservação ambiental na trilha ecológica realizada na área verde preservada do Parque Tecnológico de Belo Horizonte.
“Essa parceria entre o BH-TEC e a nossa escola foi uma experiência incrível. Hoje tivemos a chance de conhecer uma parte da mata preservada aqui no BH-TEC, algo que eu nunca tinha feito antes, uma trilha”, conta Rafaela Brandão, estudante do 8º ano, 14 anos.
Da ideia à ação: alunos apresentaram o projeto criado por eles
Além da trilha, o evento contou com a apresentação de um projeto de redução de resíduos desenvolvido pelos alunos dentro da própria escola. O projeto foi criado durante o período da jornada, utilizando o conhecimento adquirido ao longo do percurso.
“Durante a jornada, conhecemos diversos lugares, como o laboratório de química da UFMG, o BH-TEC, e até um aterro sanitário para entender como funciona. Com base nessas visitas, conseguimos desenvolver o nosso projeto, que foi a pesagem dos resíduos na nossa escola, focando no papel”, explica Rafaela.
Os alunos foram responsáveis por elaborar e apresentar seu projeto em formato de pôster durante o evento de encerramento.
O objetivo do projeto foi investigar a quantidade de resíduos produzidos nas 13 salas de aula, tanto no turno da manhã quanto no da tarde. A pesagem dos resíduos foi realizada com uma balança digital após o término das aulas, durante uma semana e os dados registrados em uma tabela, a partir da análise os alunos propuseram soluções para a redução desses resíduos.
“Com isso, também tivemos outras ideias que podemos levar para a nossa vida. Vimos, por exemplo, no aterro, maneiras de mudar nossos hábitos em casa para melhorar, como a produção de resíduos”, complementa Rafaela.
O evento também contou com a parceria da MetaGen – empresa especializada em extração de DNA e análises bioinformáticas -, que realizou uma dinâmica sobre monitoramento ambiental e da biodiversidade em larga escala, utilizando tecnologia e análise genética, além de jogos de memória e brindes.
2º edição ficou na história!
Na sua 2ª edição, a Jornada Científica 2024 contemplou uma escola pública de Belo Horizonte, com a participação de um grupo de 20 alunos. O objetivo foi aproximar os jovens do ensino médio da ciência, da tecnologia e da sustentabilidade.
“Foi uma experiência incrível para nós. Pudemos trabalhar a questão dos resíduos, problematizar soluções simples e focamos bastante no consumo. Foi uma jornada muito afetiva, com vários encontros”, finaliza Wallace Carrieri, coordenador da Jornada Científica.