nos acompanhe:
Participantes da Jornada 2024

Estudantes de BH encerram Jornada com trilha ecológica e apresentação de projeto sustentável

Ouvir:

Trilha ecológica, apresentação do projeto pelos alunos e dinâmica sobre monitoramento ambiental tecnológico marcaram o evento de encerramento da Jornada Científica 2024.

O projeto, que se consolida como uma ação do Centro de Inteligência em Sustentabilidade do BH-TEC (CIS), voltado para estudantes do ensino médio, finalizou sua segunda edição com um evento que proporcionou ainda mais conhecimento para os alunos da Escola Monsenhor Artur de Oliveira.

Alunos apresentaram projeto durante o evento
Turma que participou da Jornada Científica 2024 | Virgínia Muniz/BH-TEC

Durante o evento, os estudantes tiveram a oportunidade de aprender sobre preservação ambiental na trilha ecológica realizada na área verde preservada do Parque Tecnológico de Belo Horizonte.

“Essa parceria entre o BH-TEC e a nossa escola foi uma experiência incrível. Hoje tivemos a chance de conhecer uma parte da mata preservada aqui no BH-TEC, algo que eu nunca tinha feito antes, uma trilha”, conta Rafaela Brandão, estudante do 8º ano, 14 anos.

Trilha ecológica Jornada Científica
Trilha ecológica | Virgínia Muniz/BHTEC

Da ideia à ação: alunos apresentaram o projeto criado por eles

Além da trilha, o evento contou com a apresentação de um projeto de redução de resíduos desenvolvido pelos alunos dentro da própria escola. O projeto foi criado durante o período da jornada, utilizando o conhecimento adquirido ao longo do percurso.

Apresentação dos alunos
Apresentação do pôster produzido pelos estudantes | Virgínia Muniz/BH-TEC

“Durante a jornada, conhecemos diversos lugares, como o laboratório de química da UFMG, o BH-TEC, e até um aterro sanitário para entender como funciona. Com base nessas visitas, conseguimos desenvolver o nosso projeto, que foi a pesagem dos resíduos na nossa escola, focando no papel”, explica Rafaela.

Os alunos foram responsáveis por elaborar e apresentar seu projeto em formato de pôster durante o evento de encerramento. 

Pôster dos alunos
Pôster produzido pelos estudantes | Virgínia Muniz/BH-TEC

O objetivo do projeto foi investigar a quantidade de resíduos produzidos nas 13 salas de aula, tanto no turno da manhã quanto no da tarde. A pesagem dos resíduos foi realizada com uma balança digital após o término das aulas, durante uma semana e os dados registrados em uma tabela, a partir da análise os alunos propuseram soluções para a redução desses resíduos.

A apresentação foi realizada para toda a turma e equipe da Jornada 24 | Virgínia Muniz/BH-TEC

“Com isso, também tivemos outras ideias que podemos levar para a nossa vida. Vimos, por exemplo, no aterro, maneiras de mudar nossos hábitos em casa para melhorar, como a produção de resíduos”, complementa Rafaela.

O evento também contou com a parceria da MetaGen – empresa especializada em extração de DNA e análises bioinformáticas -, que realizou uma dinâmica sobre monitoramento ambiental e da biodiversidade em larga escala, utilizando tecnologia e análise genética, além de jogos de memória e brindes.

Alunos puderam aprender através de jogos | Virgínia Muniz/BH-TEC

2º edição ficou na história!

Na sua 2ª edição, a Jornada Científica 2024 contemplou uma escola pública de Belo Horizonte, com a participação de um grupo de 20 alunos. O objetivo foi aproximar os jovens do ensino médio da ciência, da tecnologia e da sustentabilidade.

Estudantes receberam brindes
Estudantes receberam brindes durante o evento de encerramento | Virgínia Muniz/BH-TEC

“Foi uma experiência incrível para nós. Pudemos trabalhar a questão dos resíduos, problematizar soluções simples e focamos bastante no consumo. Foi uma jornada muito afetiva, com vários encontros”, finaliza Wallace Carrieri, coordenador da Jornada Científica.

O QUE VOCÊ ACHOU DO CONTEÚDO QUE ACABOU DE ACESSAR?

Direcione o seu feedback em apenas um clique

MAIS NOTÍCIAS

VEJA TAMBÉM