O Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BH-TEC) agora conta com contêineres para descarte de materiais recicláveis. A ação é gratuita e faz parte da iniciativa Coleta Seletiva ponto a ponto.
A instalação da estrutura é uma parceria entre o Centro de Inteligência em Sustentabilidade do BH-TEC, o CIS, e a Superintendência de Limpeza Urbana (SLU).
“Descartar materiais recicláveis é uma maneira de colaborar com a coleta seletiva da cidade, ajudando a reduzir o volume de resíduos enviados para o aterro sanitário, onde eles podem causar impactos ambientais”, afirma a Márcia Sousa, especialista em sustentabilidade do CIS.
“Além disso, essa ação também contribui com as cooperativas e associações de recicláveis de BH”, complementa.
Como funciona
São dois contêineres instalados próximos à entrada de carga e descarga do Parque. Um deles é exclusivo para vidro, e o outro recebe materiais como metal, plástico, papel e até isopor.
“A coleta do vidro é feita uma vez por semana e dos outros materiais, duas vezes por semana”, conta Márcia.
O Ponto Verde é um serviço gratuito oferecido para toda a sociedade.
“É importante que as pessoas verifiquem, no site da SLU, os locais dos Pontos Verdes, pois pode haver um perto da sua casa. Mesmo assim, o Ponto Verde é um equipamento público e qualquer pessoa pode utilizar os contêineres instalados no BH-TEC”, finaliza a especialista.