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Estudante de química da ACS explica experimentos aos alunos

Escape room temático e experimentos interativos encantam estudantes e os aproximam da química: ‘Tudo muito legal’

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O estacionamento do BH-TEC se transformou no mundo encantado da química durante o EcoParque: a ACS Chapter levou diversão e aprendizado aos mais de 400 estudantes de escolas municipais e estaduais que passaram pelo evento hoje (1º). De escape room a verdadeiros laboratórios de química: a ACS Student Chapter, da UFMG, levou encantamento e aproximou a química dos jovens – desmistificando a ciência que estuda a matéria e sua estrutura.

A ACS Student Chapter é um grupo vinculado à American Chemical Society (ACS), uma associação de químicos estadunidense. O objetivo é proporcionar o desenvolvimento pessoal e profissional dos jovens cientistas e da comunidade, promovendo ciência de forma responsável, sustentável e diversa.

“O nosso objetivo, aqui, é levar a ciência para os alunos de escola pública da região metropolitana de Belo Horizonte. Muitos têm uma visão mistificada do que é a química e como ela funciona. Então, a nossa meta é mostrar para eles que a química está no nosso dia a dia. É sempre muito gratificante participar de eventos assim”, descreve Fernanda Gandra, mestranda em química pela UFMG.

Fernanda Gandra, da ACS Chapter, mostra seu experimento aos alunos
Fernanda Gandra, da ACS Chapter, mostra seu experimento aos alunos | Arthur Colpa/BH-TEC

Entre os estandes preparados pelo grupo, os alunos puderam vivenciar experimentos com radiação UV, química presente no açúcar, poliacrilato, relógio de iodo e camaleão redox, além de uma mesa com jogos e o Escape Room (leia mais abaixo).

“Foi tudo muito bom. Hoje aprendi muitas coisas novas, vi experimentos que nunca tinha visto, tipo a da luz ultravioleta. Foi tudo muito legal, a gente se divertiu demais”, diz Raphael Arcanjo, estudante de 14 anos da Escola Municipal Professor Daniel Alvarenga.

Douglas Paiva, da ACS Chapter, mostra um experimento aos alunos
Douglas Paiva, da ACS Chapter, mostra um experimento aos alunos | Arthur Colpa/BH-TEC

O Escape Room

Muito disputado entre os alunos, o Escape Room levou o formato que caiu no gosto de jovens e adultos: uma sala com desafios e enigmas que devem ser desvendados em um determinado tempo.

Montado pelos estudantes de química, o Escape Room temático do ACS Chapter busca ensinar sobre o acidente radiológico envolvendo o Césio-137, em Goiânia, no fim da década de 1980.

“Esse Escape Room é ambientado no ano de 1987, numa típica casa dos anos 1980 no Brasil. Ele serve como conscientização e um aprendizado sobre o que ocorreu no acidente radiológico de Goiânia”, informa Diogo Vidal, professor do departamento de química da UFMG.

Alunos da E.E. Flávio dos Santos tentam desvendar os enigmas do Escape Room
Alunos da E.E. Flávio dos Santos tentam desvendar os enigmas do Escape Room | Arthur Colpa/BH-TEC

Com enigmas voltados para a conscientização ambiental, radioatividade e descarte correto de resíduos, o estande montado teve filas para a participação de cada um dos grupos de estudantes, que aprenderam sobre o maior acidente radiológico já registrado no Brasil – e o que deve ser feito para que jamais ocorra outro como esse.

“Eu nunca tinha participado de um Escape Room, e foi uma experiência muito legal. Apesar que não conseguimos desvendar todos os enigmas, foi muito divertido, aprendemos bastante sobre o caso”, afirma Lucas Augusto, 16, estudante da Escola Estadual Flávio dos Santos.

Alunos de Escola Municipal tentam desvendar os mistérios do Escape Room
Alunos de Escola Municipal tentam desvendar os enigmas do Escape Room | Virgínia Muniz/BH-TEC

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