nos acompanhe:
Marco Crocco, BH-TEC em evento sobre Minas Summit 2025

No centro da inovação: especialistas se reúnem para fortalecer ecossistema e dar pontapé ao Minas Summit 2025

Ouvir:

Um bom café mineiro para conversar sobre inovação, ciência e tecnologia: o Minas Summit 2025 já está batendo à porta e realizando grandes encontros. Agora, com participação ativa da Rede Mineira de Inovação (RMI) que, desde o início do ano, é presidida por Marco Crocco, CEO do Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BH-TEC), correalizador do evento. 

Na última sexta-feira, 21/02, líderes do setor público e privado, empreendedores e especialistas se reuniram para fortalecer o ecossistema de inovação em Minas durante o 3º Café Minas Summit – Invest Minas. Apresentado por Gustavo Garcia, diretor de Gestão e Novos Negócios na Invest Minas, o evento destacou estratégias essenciais que consolidam Minas como um dos principais polos de inovação do país. 

RMI passa a atuar junto ao Minas Summit 2025 | Divulgação/BH-TEC

A abertura contou com a presença do secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Bruno Araújo Oliveira, que ressaltou a importância da colaboração entre governo, universidades e setor privado para a criação de um ambiente propício ao desenvolvimento do Estado. “A partir da tecnologia e da inovação queremos reter os grandes ‘cérebros’ e investir recursos para que os ambientes do Estado possam trazer novas empresas e novos empregos”, afirmou.

O assunto do momento

Um painel sobre inteligência artificial trouxe insights sobre a aplicação da tecnologia nas empresas e mostrou que as novidades do segmento estarão presentes no evento que acontece em junho. Marcelo Borba, da Framework Digital, e Marcelo Costa, da Blip, apresentaram casos reais de implementação da IA e seu impacto na produtividade e na eficiência dos processos corporativos. 

“Para 2025, acredito fortemente que vamos começar a ter o retorno do investimento em IA feito pelas empresas e um acesso maior, uma expansão da inteligência artificial no mundo corporativo”, disse Borba. “Este é o ano em que toda empresa terá um contato inteligente, por onde você conversa e quem está por trás são agentes humanos e autônomos baseados em IA”, completou Costa.

Inovação por todo o Estado

Pedro Emboava Vaz | Divulgação/BH-TEC

Outro tema em destaque foi a descentralização da inovação no interior do estado. Pedro Emboava Vaz, superintendente de Inovação de Minas Gerais, enfatizou como os ambientes de inovação fora da capital estão se destacando, crescendo e impactando as regiões.

“Minas são muitas e muitas também em termos de inovação e tecnologia. Temos o maior número de instituições federais de ensino superior no país, segundo maior número de startups e terceiro em empresas de TI. Estamos vendo avanços nos parques tecnológicos, o mais pujante hoje é o BH-TEC, e em todos os ambientes promotores de inovação espalhados pelo Estado”, afirmou. 

“A diversidade do ecossistema mineiro é um trunfo”

A pesquisa e o desenvolvimento científico também tiveram espaço no evento. Marco Croco, CEO do BH-TEC e presidente da RMI, reforçou a necessidade de investimentos contínuos em pesquisa e no desenvolvimento de metodologias de inovação capazes de auxiliar os diferentes contextos de Minas. 

“Minas Gerais tem um potencial que vai muito além da TI e da biotecnologia. O Estado é um celeiro de deep techs, nanotecnologia e inovação em fármacos. Um exemplo disso é que a única fábrica de nanoscópios do hemisfério sul está aqui. Esse tipo de inovação de alto impacto precisa ser impulsionado”, afirmou.

“A diversidade do ecossistema mineiro é um trunfo, e cada região precisa de uma abordagem específica. Acelerar uma startups no Vale do Jequitinhonha é diferente de acelerar em Belo Horizonte ou no Sul de Minas, que tem uma forte influência da economia de São Paulo. Não existe uma metodologia única para inovação, é preciso compreender o contexto e adaptar as estratégias”, completou Crocco.

O que vem por aí?

Evento contou com apresentação de detalhes sobre o Minas Summit 2025 e conversas sobre inovação | Divulgação/BH-TEC

Jean Mattos Duarte, presidente da Empresa de Informática e Informação do Município de Belo Horizonte (Prodabel), anunciou o BH Tech Week, que integra a agenda do Minas Summit 2025. “O BH Tech Week é uma semana de inovação com programação extensa e que busca não só discutir inovação e ampliar o espaço de contatos, mas também trazer as pessoas para viver a cidade”, celebrou Jean.

Com os olhares voltados para o futuro, Weber Rangel, head de Marketing da FCJ Group, apresentou o que está sendo planejado para a próxima edição do Minas Summit, que promete expandir ainda mais as conexões e oportunidades para empresas e investidores. 

Ariadne Justino, CFO da FCJ, disse que a expectativa é receber mais de 10 mil pessoas neste ano. “Vivemos o Minas Summit o ano todo e já estamos recebendo interesse de pessoas de vários lugares, comitivas de fora, crescendo as pautas para fazer um evento diferenciado mais uma vez”, afirmou. 

O Minas Summit 2025 já tem data marcada: ele acontece nos dias 5 e 6 de junho, no Minascentro.

O QUE VOCÊ ACHOU DO CONTEÚDO QUE ACABOU DE ACESSAR?

Direcione o seu feedback em apenas um clique

MAIS NOTÍCIAS

VEJA TAMBÉM