nos acompanhe:

Inovação e sustentabilidade: BH-TEC e ALMG firmam parceria inédita para amenizar crise climática em Minas

Ouvir:

Uma inédita – e promissora – parceria foi fechada entre a ALMG (Assembleia Legislativa de Minas Gerais) e o BH-TEC. O Parque Tecnológico de Belo Horizonte é responsável por iniciativas e desenvolvimentos que combatam, de alguma forma, as mudanças climáticas no Estado mineiro.

Seminário realizado hoje (14) na ALMG revelou mais um preocupante dado relativo à crise climática: em cerca de 70 anos, a temperatura pode aumentar em até seis graus em Minas Gerais.

Esse aquecimento afetaria cultivos importantes, como o de café, azeitonas e árvores frutíferas, com a redução significativa de áreas aptas para a plantação. Esse impacto pode causar prejuízo de até R$ 8 bilhões por ano no país.

Seminário sobre crise climática reuniu especialistas e autoridades | Guilherme Bergamini/ALMG

O alerta sobre a projeção de aumento da temperatura foi feito por Michelle Simões Reboita, pós-doutora em Meteorologia pela Universidade de São Paulo (USP) e professora do curso de Ciências Atmosféricas da Universidade Federal de Itajubá (Unifei).

Já a estimativa do prejuízo no país é do vice-diretor do Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional da Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG, Bernardo Campolina.

Todos participaram do seminário de hoje.

Inovação e sustentabilidade em prol de Minas

O CEO do BH-TEC, Marco Crocco, também foi um dos convocados a participar do seminário técnico e enfatizou que a parceria com a ALMG é inédita na busca de soluções que empoderem a economia local para fazer frente à questão climática.

Marco Crocco fala durante seminário na Assembleia de Minas | Guilherme Bergamini/ALMG

“Minas é o estado que tem sofrido mais com o aumento da temperatura. Contudo, é um lugar com grandes oportunidades nessa transição, com terras raras e incidência solar significativa”, afirmou.

O presidente da ALMG, deputado Tadeu Martins Leite, também destacou a parceria com o BH-TEC para identificar, selecionar e fomentar projetos de startups que apresentem soluções para prever, evitar ou minimizar as causas ou os efeitos das mudanças climáticas no território mineiro.

Seminário sobre crise climática na Assembleia | Guilherme Bergamini/ALMG

Leia outros detalhes na reportagem da ALMG aqui.

O QUE VOCÊ ACHOU DO CONTEÚDO QUE ACABOU DE ACESSAR?

Direcione o seu feedback em apenas um clique

MAIS NOTÍCIAS

VEJA TAMBÉM