A Rede Lide em CT&I, o BH-TEC e a Target Multimídia firmaram uma parceria inédita para criação de um jogo voltado para adolescentes que desperta para a dinâmica das fake news e os mecanismos da desinformação. O game virtual traz mais de 100 perguntas com respostas de múltipla escolha e inclui questões sobre sobre ciência, saúde e tecnologia que foram alvo de notícias falsas nos últimos anos.
Sérgio Vilhena, da Target, considera que o objetivo é unir educação com entretenimento e transformar o aprendizado em algo divertido. “Essa é uma das técnicas mais eficazes para aumentar o envolvimento e engajar equipes. Além de ser uma forma prática de aplicar o conhecimento adquirido, os jogos e simulações oferecem a oportunidade de exercitar habilidades em um ambiente seguro, onde um erro não coloca ninguém em risco”, afirmou. A Target Multimídia é uma empresa residente do Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BH-TEC).
Para Cristina Guimarães, gerente de Desenvolvimento Institucional do BH-TEC, é fundamental que a Rede Lide em CT&I, como um projeto que aposta na comunicação para divulgar ciência, tecnologia e inovação, esteja atenta a ferramentas eficazes para difundir e popularizar o conhecimento principalmente entre os jovens.
“Quando a Rede Lide promove esse encontro entre a juventude e o conhecimento sobre o processo de disseminação da notícia falsa, entendemos que estamos contribuindo para uma mudança nesse cenário no país, conscientizando sobre o problema que a desinformação causa”, afirmou.
Além de estar disponível e acessível para qualquer pessoa, o game foi apresentado a crianças e adolescentes durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que aconteceu em Belo Horizonte no final de outubro.
Para jogar, basta acessar: https://redelide.web.app/