nos acompanhe:
FIEMG visita BH-TEC para ampliar conexão entre ciência, inovação e indústria mineira

BH-TEC e FIEMG avançam em diálogo para ampliar conexão entre ciência, inovação e indústria mineira

Ouvir:

A aproximação entre a ciência desenvolvida no BH-TEC e as demandas do setor produtivo mineiro ganhou novo impulso com a visita da presidência da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) ao Parque. A agenda abriu caminho para novas parcerias capazes de transformar pesquisas, tecnologias e infraestruturas de ponta em soluções para a indústria.

Sócia-fundadora do BH-TEC e representante do setor industrial no estado, a FIEMG integra uma articulação estratégica para aproximar universidades, centros de pesquisa, empresas e cadeias produtivas. Durante a visita, a comitiva conheceu o CTNano, o CTVacinas, empresas instaladas no Parque e a estrutura apresentada pelo presidente do BH-TEC, Marco Crocco.

“Esse tipo de interação é muito relevante porque a FIEMG é parceira e sócia-fundadora da Associação Parque Tecnológico Belo Horizonte. A visita aprofunda a relação entre desenvolvimento tecnológico e indústria, fortalece a governança do BH-TEC e cria canais de diálogo entre a geração de inovação e sua aplicação no setor produtivo”, afirma Crocco.

Ciência mais próxima da indústria

O presidente em exercício da FIEMG, Roberto Souza Pinto, percorreu laboratórios e conheceu tecnologias desenvolvidas no ecossistema do Parque.

“Assim que cheguei a Belo Horizonte, pedi uma agenda para conhecer a estrutura tecnológica existente na região metropolitana, e um dos primeiros lugares que quis visitar foi o BH-TEC. Estou saindo impressionado com os laboratórios, a infraestrutura e as empresas instaladas aqui. Vou levar para a FIEMG as possibilidades e as oportunidades de ampliar as parcerias com o BH-TEC”, destaca.

Equipe da FIEMG em frente ao letreiro do BH-TEC junto com o presidente, Marco Crocco e o professor integrante do CTVacinas, Helton Santiago
Parceria entre BH-TEC e FIEMG é um pilar importante desde a criação do Parque | Gabriel Guerra/BH-TEC

A comitiva também contou com a participação de Zenilde Viola, gerente de Metrologia do CIT SENAI, que identificou oportunidades de cooperação entre as instituições para apoiar processos de inovação industrial.

“Encontramos diversos laboratórios, uma infraestrutura sensacional e tecnologias de ponta que podem ajudar as indústrias no desenvolvimento e na melhoria de processos e produtos, assim como o CIT SENAI já faz. É uma ótima oportunidade para buscarmos parcerias voltadas à indústria de Minas Gerais”, avalia Zenilde.

Nanotecnologia no setor produtivo

No CTNano, Centro de Tecnologia em Nanomateriais e Grafeno da UFMG, o grupo conheceu pesquisas e soluções desenvolvidas para diferentes segmentos industriais. Criado para conectar a produção científica às demandas do mercado, o Centro atua em áreas como materiais avançados, energia, construção civil e sustentabilidade.

“A FIEMG é uma parceira importante e estratégica para o desenvolvimento de novos projetos e para conseguirmos inserir efetivamente a nanotecnologia no setor produtivo de Minas Gerais”, ressalta o coordenador do CTNano, Rodrigo Gribel.

Rodrigo Gribel, coordenador do CTNano mostra invenção para a equipe da FIEMG
Equipe da FIEMG conferiu as inovações nanotecnológicas do CTNano | Gabriel Guerra/BH-TEC

Ciência que chega à população

A agenda incluiu ainda uma visita ao CTVacinas, onde foram apresentados projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação voltados a vacinas, diagnósticos e tecnologias para a saúde.

“O CTVacinas quer criar produtos que cheguem à população, mas esse caminho passa pela indústria. Ter a FIEMG como parceira nessa intermediação valoriza e facilita muito esse processo. A visita permitiu identificar possibilidades de interação com a indústria mineira, e esperamos que renda frutos no futuro”, afirma Helton Santiago, integrante do comitê gestor do Centro.

Integrante do comitê gestor do CTVacinas, Helton Santiago, conversa sobre as inovações do setor de saúde com o presidente do BH-TEC, Marco Crocco, e o presidente interino da FIEMG, Roberto Souza Pinto
As novidades do CTVacinas também foram ponto de conversa na visita da FIEMG | Gabriel Guerra/BH-TEC

Parceria estratégica

A visita reforçou a aproximação entre o BH-TEC e a FIEMG em torno de uma agenda voltada à inovação, ao desenvolvimento tecnológico e ao fortalecimento da indústria mineira. Ao longo da programação, a comitiva conheceu laboratórios, empresas e projetos que ilustram o potencial do Parque como elo entre universidades, centros de pesquisa e o setor produtivo.

A expectativa das instituições é que o encontro contribua para ampliar oportunidades de cooperação, desenvolvimento de novos projetos e transferência de tecnologias para a indústria, fortalecendo uma parceria histórica entre a FIEMG e o BH-TEC.

O QUE VOCÊ ACHOU DO CONTEÚDO QUE ACABOU DE ACESSAR?

Direcione o seu feedback em apenas um clique

MAIS NOTÍCIAS

VEJA TAMBÉM