Criada a partir de uma necessidade real dentro de uma transportadora, a kan.guru nasceu com o objetivo de digitalizar processos e ampliar a eficiência da logística rodoviária. A ideia surgiu em 2017 e, três anos depois, ganhou vida como uma empresa independente.
“Nosso propósito é dar previsibilidade para quem trabalha com logística. A kan.guru coloca todas as etapas da operação ao alcance do olhar, permitindo decisões mais rápidas e embasadas”, explica Bruno Andrade, CEO e cofundador da empresa, que tem mais de 25 anos de experiência no setor e já atuou como professor.
O desenvolvimento da plataforma foi marcado por um forte componente prático: a vivência dentro da própria transportadora permitiu criar uma ferramenta capaz de atender diferentes perfis de operação.
“Não havia ferramentas que integrassem todas as etapas da gestão logística. Então, decidimos construir o produto internamente. Isso nos deu um laboratório riquíssimo para desenvolver uma solução completa e versátil, considerando diferentes necessidades do setor”, conta Bruno.

Desde então, a empresa consolidou um sistema robusto que permite gestão em tempo real de cargas, viagens e entregas, reunindo informações sobre pedidos, motoristas, caminhões, notas fiscais e ocorrências operacionais. O resultado é uma plataforma que conecta os elos da cadeia e transforma dados em decisões.
Conheça agora a história da kan.guru, uma das empresas do Conexões, programa pioneiro de pós-aceleração em Minas Gerais criado pelo BH-TEC e executado, nesta edição, em parceria com Sebrae Minas.
Tecnologia e inteligência de dados
A kan.guru aposta em flexibilidade e rapidez de integração com diferentes sistemas. Hoje, a empresa coleta mais de 2 milhões de registros diários de localização de caminhões, que alimentam um grande banco de dados sobre o comportamento e a performance das operações.
Essas informações agregam valor adicional a clientes e parceiros. “Com base nas rotas e trajetos registrados, conseguimos estudar padrões de comportamento, eficiência e até impactos ambientais, como emissões de carbono”, explica o CEO.

A equipe atual reúne cerca de 20 colaboradores diretos, distribuídos entre áreas como tecnologia, desenvolvimento, comercial e marketing.
Escalada de crescimento e impacto
Com produtos maduros e testados, a kan.guru vive o momento de escala e consolidação. “Eu diria que, em 2026, a kan.guru já não dependerá mais de investidores. Será o ano em que passaremos a andar com as próprias pernas, para nos sustentarmos por conta própria e conquistarmos novos contratos. E, em 2027, gerar ainda mais resultados”.
Além de eficiência operacional, a empresa mira impacto para os motoristas. Um dos objetivos é facilitar o acesso de condutores autônomos a crédito, planos de saúde e outros serviços e produtos, com base nos dados coletados pela plataforma.

Outro foco é a redução das emissões de carbono, por meio da otimização de rotas e melhor aproveitamento dos recursos de transporte.
Aprendizado e conexões que impulsionam
A jornada da kan.guru no programa Conexões reforçou a importância da troca e do amadurecimento estratégico.
“Foi uma surpresa muito feliz termos sido selecionados. Todas as interações e mentorias têm muita utilidade. Falar sobre nós mesmos nos ajuda a organizar melhor as nossas ideias. E ouvir outros profissionais, com experiências diversas, é bem agregador”, destaca Bruno.

Para Rafael Bernardino, auxiliar da área comercial da empresa, o programa também auxiliou na comunicação.
“Percebemos que às vezes explicávamos o negócio da kan.guru de forma mais complexa do que o necessário. Tem sido muito rico em termos de aprendizado. Descobrimos que podemos otimizar o que a gente já entrega”, afirma.




