Mulheres juntas para traçar mudanças que contribuam para a equidade e a igualdade de oportunidades. O 3º Congresso WomenTech 2024 aconteceu nesta terça (19) no BH-TEC e reuniu cerca de 100 pessoas. Durante todo o dia, mulheres e homens debateram sobre os desafios da liderança feminina nas áreas de ciência, tecnologia e inovação e olharam para o futuro das ações de diversidade e inclusão nas empresas.
“Trouxemos olhares de mulheres e homens, visões diversas, às vezes contraditórias, outras complementares. Nos unimos para refletir sobre como mudar as estruturas de forma profunda, que afetam tanto o empreendedorismo quanto a ciência, tecnologia e inovação”, disse Cristina Guimarães, gerente de Desenvolvimento Institucional do BH-TEC.

Cristina mediou o debate Mirando o Horizonte. Ao lado de Poliane Chagas, da Nanonib, Marina Cançado, da Sólides, Ariadne Justino, da FCJ, e Cynthia Nara, da Pele Rara, elas contaram suas trajetórias e conversaram sobre o tema “Liderança feminina, Inovação e Ciência: inspirações e desafios no ecossistema mineiro”.

Na parte da tarde, seis mulheres participaram do WomenTalks com o tema “Trajetórias Inspiradoras: mulheres que fazem bonito na saúde, indústria e comércio”. Raíssa Guerra mostrou a sua trajetória na construção da NanoView; Sandra Mesquita representou as empresas SOW Inteligência e Gestão e CMJ; Priciane Parreira mostrou sobre a iniciativa Botina&Salto; Letícia Braga contou sobre sua trajetória de vida e na criação da Oncotag; e Fernanda Mourão trouxe o tema futuro do trabalho e a experiência da startup Key Place.
Logo em seguida, a mesa “Ampliando o olhar” trouxe homens para ouvir e contribuir. Com o tema “Para além do empreendedorismo feminino: diversidade e inclusão no contexto corporativo”, Marcielle Delduque trouxe a experiência da Central Única das Favelas (CUFA) e da Rede Marianas Mulheres que Inspiram, da qual é fundadora.
Paulo Vitor Guerra (IEBT), Marco Crocco, CEO do BH-TEC, e a cientista social Deise Silva falaram sobre experiências – e a importância – em fortalecer a equidade dentro das instituições.

Ainda dá pra assistir ao Congresso! Basta acessar o Youtube do BH-TEC, clique AQUI.