nos acompanhe:
MESA MINERAÇÃO

Possibilidade ou utopia? Para especialistas, buscar soluções para uma mineração sustentável é urgente

Ouvir:

Existem soluções sustentáveis para a crise mineral? A pergunta norteou o debate no início da tarde desta sexta-feira, 30, segundo dia do Congresso de Inovação e Sustentabilidade (CIS 24). Tema significativo para Minas Gerais, uma mineração que seja sustentável é um dos grandes desafios, segundo especialistas que participaram da mesa.

Minerais finitos x consumo 

Glaura Goulart
Glaura Goulart, coordenadora do Centro de Tecnologia em Nanomateriais (CTNano) | Alexandre Araújo/BH-TEC

A professora da UFMG Glaura Goulart, lembrou as tragédias ocorridas em Minas nos últimos anos devido à mineração e destacou desafios, principalmente o fato dos recursos minerais não serem renováveis. “Os suprimentos são finitos e os impactos na sociedade, no ambiente, nas comunidades, são significativos”, afirmou ela, que é uma das coordenadoras do CTNano. Ao mesmo tempo, segundo ela, o padrão de consumo para ter qualidade de vida hoje depende dos minerais.

“A pobreza em materiais é um fator crítico para a pobreza humana real. O ser humano quer ter moradia, vestimentas, acesso à informação, educação, saúde, todos os padrões de qualidade de vida que entendemos que deveriam ser permitidos a todas as comunidades, mas ele pressiona um uso cada vez maior de minerais e materiais avançados”, explicou. Para ela, a solução sustentável para a mineração é encontrar meios de recuperar, reciclar o que já foi extraído.

Novo olhar da siderurgia

Valdierene Peressinotto
Valdierene Peressinotto | Alexandre Araújo/BH-TEC

Plásticos, pneus, concreto, tintas são apenas algumas das soluções em larga escala com uso na nanotecnologia. Valdirene Peressinotto, da Gerdau Graphene, mostrou os estudos e aplicações com o grafeno para inserção de produtos no mercado que tenham impacto minimamente o ambiente em sua cadeia de produção. “A siderurgia está olhando para o nanomaterial”, disse.

Atração de investimentos

Henrique Tavares, da Invest Minas
Henrique Tavares | Alexandre Araújo/BH-TEC

Com reservas minerárias expressivas, o Estado de Minas Gerais tem relevância global na mineração de ferro e ouro. Segundo Henrique Tavares, da Invest Minas, que é a agência de promoção de investimentos do governo do Estado, a partir do Vale do Lítio, Minas se tornou um grande hub de materiais estratégicos, como nióbio, grafite e terras raras, a exemplo da argila iônica. 

“Temos a tradição da mineração e temos que trabalhar para aproveitar essas oportunidades para que o Estado seja protagonista na transição energética”, disse Henrique.

Um olhar do território

Rossandro Ramos
Rossandro Ramos | Alexandre Araújo/BH-TEC

Rossandro Ramos é professor na Universidade Federal do Rio de Janeiro e mineiro de Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha, onde atua também no Jequitinhonha Lithium Valley. Para o debate sobre o futuro da mineração, ele trouxe um olhar do território. “Para desenvolver projetos minerários é preciso desenvolver o território”, afirmou.

Quando o Vale do Lítio foi implantado, abrangendo 14 municípios do Norte e Jequitinhonha que abrigam a maior reserva nacional de lítio, ele criou um evento para fomentar o ambiente de negócios e gerar conhecimento para a população. Sobre mineração, ele contextualiza: “Trabalho na perspectiva da mineração responsável – e não a sustentável. Que as empresas tenham integridade, capacidade de gestão do legado positivo que vai deixar no território, tenham responsabilidade social e ambiental.”

Mineração e emergência climática

Júlio Nery
Júlio Nery | Alexandre Araújo/BH-TEC

O enfrentamento à emergência climática e a busca pelo cumprimento do Acordo de Paris, segundo Julio Nery, diretor de Sustentabilidade do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), passam pela expansão da extração e uso de bens minerais. “Precisamos no Brasil de um ambiente que favoreça a indústria, ter boa infraestrutura e segurança jurídica”, disse ele se referindo ao cenário da mineração no país.

O QUE VOCÊ ACHOU DO CONTEÚDO QUE ACABOU DE ACESSAR?

Direcione o seu feedback em apenas um clique

MAIS NOTÍCIAS

VEJA TAMBÉM