nos acompanhe:
Mesa de palestrantes no Demoday, na Assembleia de Minas

Pioneiro no Brasil, prêmio da ALMG com aceleração do BH-TEC exibe tecnologias aplicadas em Minas no encerramento

Ouvir:

Após quase 12 meses e 200 atividades, 10 startups impulsionadas e R$ 600 mil distribuídos, terminou hoje (30) o prêmio para estimular o desenvolvimento de tecnologias que enfrentem ou prevejam os efeitos da mudança do clima em Minas Gerais.

Trata-se do Prêmio Assembleia de Incentivo à Inovação – Crise Climática, promovido pela ALMG (Assembleia Legislativa de Minas Gerais) em parceria com o BH-TEC (Parque Tecnológico de Belo Horizonte). O Demoday, ou Dia de Demonstração, marcou o encerramento da iniciativa pioneira no Brasil.

“A iniciativa é pioneira no país: não só levanta discussão, formula bases para uma legislação, mas também tenta entregar soluções e ter uma concretitude maior. E posso dizer que realmente já está dando repercussão: o BH-TEC foi procurado por dois estados para reproduzir nesses locais iniciativa semelhante”, exaltou o CEO do BH-TEC, Marco Crocco.

Marco Crocco fala durante o Demoday, evento de encerramento do Prêmio ALMG
Crocco exaltou pioneirismo do Prêmio ALMG | Guilherme Dardanhan/ALMG

O Prêmio ALMG selecionou, entre centenas de participantes, 10 startups para impulsionar tecnologias para atuar na previsão ou combate da crise climática em Minas. Além de R$ 60 mil, cada iniciativa passou por um programa coordenado pelo BH-TEC.

“O objetivo principal foi alcançado: dar condições para que a startup consiga acabar de desenvolver essa tecnologia e aplicá-la efetivamente. São 10 soluções aplicadas [confira mais sobre cada uma abaixo] em praticamente todas as regiões do estado mineiro”, reforçou Crocco.

Disruptivo no local ideal

A iniciativa pioneira no Brasil também teve um outro elemento exaltado: as características do estado mineiro. “É impressionante o tamanho do nosso estado – e as diferenças que temos em todos os sentidos. Temos praticamente todos os cenários de uma crise climática dentro do estado de Minas Gerais, a depender das regiões”, enalteceu o presidente da ALMG, Tadeu Leite.

Tela em primeiro plano com o título prêmio de inovação e plateia em segundo plano do Demoday
Evento marca o fim de programa de seis meses intensos | Guilherme Dardanhan/ALMG

“Então, daí a importância da gente sentar, tentar criar um plano de ação em conjunto, enxergando todas as pontas, todos os lados, todas as dificuldades para a gente tentar amenizar o problema pelo qual estamos passando e se avizinha”, complementou o chefe do Legislativo mineiro.

Durante a realização do prêmio, foram realizados encontros em todas as regiões de Minas, com a formação de grupos de trabalho com especialistas, acadêmicos e poder público. A ideia é que todo esse trabalho produza requerimentos e projetos de lei e até ações no Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG).

Soluções para os mineiros

O pioneirismo do prêmio se dá principalmente ao efetivar desenvolvimentos concretos para que a vida do mineiro seja afetada beneficamente. “Esse programa foi revolucionário pra gente, a gente conseguiu fazer muito mais do que esperava desse programa”, exaltou Noreyni Ndiaye, fundador da BiotecBlue, uma das startups participantes.

Aflora expõe alimentos colhidos em plantação viabilizada pelo prêmio
Aflora expõe alimentos colhidos em plantação viabilizada pelo prêmio | Guilherme Dardanhan/ALMG

“É uma entrega realmente efetiva. O programa de fato acelerou todas essas soluções, apesar das diferenças significativas entre as startups participantes. Então, é muito gratificante! Estou super orgulhosa da equipe dos empreendedores”, vibrou a coordenadora do programa e Head de Sustentabilidade do BH-TEC, Camila Viana.

O evento de encerramento também contou com a vitrine das soluções desenvolvidas pelas 10 startups, além de marcar o desfecho da exposição sobre o tema, que exibiu vídeos, painéis de fotografias com audiodescrição e textos sobre experiências bem-sucedidas de convivência com a crise climática no estado mineiro.

Drone multiespectral de alta capacidade adquirido no prêmio é exibido
Presidente da ALMG observa drone multiespectral de alta capacidade adquirido no prêmio | Guilherme Dardanhan/ALMG

“A discussão se finaliza aqui hoje dessa parte, mas o tema crise climática não se encerra aqui. Resolver o problema, não vamos conseguir. Mas temos que enfrentar de cabeça erguida, com a técnica do lado e com a política, também importante para entender a necessidade dos 21 milhões de mineiros”, encerrou o presidente da ALMG, Tadeu Martins Leite.

O QUE VOCÊ ACHOU DO CONTEÚDO QUE ACABOU DE ACESSAR?

Direcione o seu feedback em apenas um clique

MAIS NOTÍCIAS

VEJA TAMBÉM