O CEO do BH-TEC, Marco Aurélio Crocco, participou hoje (18) do painel “Tríplice Hélice para a Sustentabilidade: Pós-Graduação, Empresas e Parques Tecnológicos”, durante o Seminário Internacional em Inovação Tecnológica na Pós-Graduação (SIITPG) 2025, realizado no CAD 3 da UFMG.
O debate reuniu representantes da academia, setor produtivo e instituições de fomento para discutir como a colaboração entre diferentes atores acelera o desenvolvimento de soluções socioambientais.
Crocco destacou que o painel permitiu uma troca de perspectivas complementares sobre o modelo de tríplice hélice: “Foi um debate interessante, com pontos de vista distintos: a visão da universidade, o ponto de vista do Estado e eu trazendo a visão de um parque tecnológico.”
Diálogos sobre cooperação, inovação e sustentabilidade
Moderado por Rafael Vieira, o painel debateu o papel estratégico da integração entre universidade, setor produtivo e governo diante dos desafios da sustentabilidade. Além de Crocco, participaram:
- Bruno Araújo Oliveira, secretário executivo de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais
- Gesil Sampaio Amarante Segundo, coordenador do Núcleo de Inovação Tecnológica da UESC e presidente do Parque Cientifico e Tecnológico do Sul da Bahia
“A minha intervenção foi no sentido de mostrar que o conceito de tríplice hélice implica em ambientes tecnológicos — parques tecnológicos, incubadoras — onde o setor produtivo, o Estado e a universidade, em conjunto, motivam a inovação e a transferência de conhecimento”, destaca o CEO do BH-TEC.

Os participantes destacaram a tríplice hélice como um modelo essencial para acelerar a inovação, fortalecer a competitividade nacional e gerar soluções socioambientais de impacto. A conversa abordou ainda:
- Como transformar pesquisa acadêmica em inovação aplicada capaz de gerar retorno social e econômico
- A atuação dos parques tecnológicos como catalisadores de parcerias estratégicas e ambientes de teste para novas tecnologias
- A importância da governança e das políticas públicas — incluindo instituições de fomento como a CAPES — para sustentar essa integração
- Estratégias de cooperação entre universidades e empresas para impulsionar a transição sustentável
Ao comentar sobre governança, Crocco reforçou um ponto central de sua fala: “Para ser uma hélice, nenhum dos três tem que ter um poder maior sobre os outros. A governança deve ser tal que os três tenham participação real na construção do ambiente de inovação.”
Ele ressaltou, ainda, que essa dinâmica exige diálogo constante: “O conceito de tríplice hélice impõe a necessidade de uma negociação permanente entre os parceiros, entendendo seus movimentos e interesses e assumindo juntos o ambiente de inovação como instrumento de suas políticas.”
O painel se consolidou como um espaço de diálogo plural, marcado pela troca de experiências, identificação de sinergias e pela busca de novas formas de colaboração que ampliem o alcance da sustentabilidade por meio da inovação.
Sobre o SIITPG
O SIITPG – Seminário Internacional em Inovação Tecnológica na Pós-Graduação surgiu como evolução do WorkIT, tradicional evento do Programa de Pós-Graduação em Inovação Tecnológica (PPGIT) da UFMG.
Com sua ampliação para um formato internacional e interdisciplinar, o seminário reforça o compromisso da UFMG em integrar ciência, tecnologia e inovação em prol do desenvolvimento sustentável e da competitividade global.
Voltado aos desafios contemporâneos, como transformação digital, sustentabilidade e neoindustrialização, SIITPG reúne academia, setor produtivo e governo com o objetivo de fomentar soluções inovadoras com impacto real na sociedade.
Consolidado como um espaço de troca de experiências, formação de redes e disseminação de boas práticas, o evento reafirma o protagonismo da UFMG no ecossistema nacional e internacional de inovação.




