Uma inédita união entre dois dos principais atores da inovação e do empreendedorismo do Brasil – e com um convidado super especial. O cenário não poderia ser outro: o auditório do BH-TEC completamente lotado para o lançamento oficial da segunda edição do Conexões, pioneiro programa de pós-aceleração em Minas Gerais, agora com a parceria do Sebrae.
Com a presença do CEO do BH-TEC, Marco Crocco, e da Head de Inovação e Mercado do Sebrae Minas, Lina Volpini, o lançamento oficial do Conexões ainda contou com um convidado especial: Roberto Oliveira, CEO da Blip, gigante mineira que já recebeu 60 milhões de dólares em rodada com a Microsoft.
>> CONFIRA TODOS OS DETALHES DO PROGRAMA CONEXÕES NA PÁGINA OFICIAL
“A junção da metodologia desenvolvida no BH-TEC com a parceria feita com o Sebrae nesta edição é fundamental! O Sebrae tem toda uma qualificação e uma capilaridade que possibilitam grandes oportunidades no ecossistema de inovação”, destacou Crocco para um auditório tomado por empreendedores, pesquisadores, imprensa e demais atores do cenário.

‘Para alavancar os negócios no Brasil e o mundo’
O evento começou com um momento de networking no hall do BH-TEC, onde foi oferecido um coffee break aos presentes. Dentro do auditório, Lina Volpini foi a primeira a falar – entre outros pontos, enumerou as qualidades do Conexões, o primeiro programa de pós-aceleração criado por um ambiente de inovação em Minas Gerais.

“Primeiro: ele oferece a pós-aceleração, que é uma oferta complementar que o ecossistema de Belo Horizonte oferece para as nossas startups. Segundo: ele reforça o aspecto da base tecnológica como a base do desenvolvimento e do crescimento sustentável de negócios inovadores”, afirmou, antes de finalizar:
“E terceiro: através dessa parceria Sebrae e BH-TEC, e todas as outras instituições que vão ser articuladas, a gente acredita muito que vai conseguir fazer com que as empresas, de forma individualizada, customizada, consigam acessar os melhores contatos para alavancar os seus negócios no Brasil e no mundo”, reforçou a gestora do Sebrae Minas.
>> FAÇA A INSCRIÇÃO GRATUITA DA SUA STARTUP NO PROGRAMA CONEXÕES
Crocco também reforçou o ineditismo do Conexões, lançado em 2023, e reforçou o fato de que os participantes terão ações, capacitações e conexões totalmente individualizadas, construídas pensando nas necessidades de cada startup.
Presença ilustre
O evento de lançamento ainda contou com o convidado especial: Roberto Oliveira, CEO da mineira Blip e formado em Engenharia Elétrica e Telecomunicações pela UFMG. O empreendedor relembrou o início da própria jornada, além de falar sobre os desafios de aceleração de startups no Brasil e responder perguntas da plateia.

“Nós, da Blip, sempre acreditamos no ecossistema, estamos investindo no ecossistema de inovação. Achei muito bacana a proposta de viabilizar e melhorar as conexões, ajudando as empresas a darem um próximo passo. Contem com a gente”, reforçou Oliveira em um ponto da palestra.
Confira o evento completo, que teve transmissão ao vivo pelo YouTube:
Conexões 2025
A Head de Inovação do BH-TEC e coordenadora do Conexões, Ana Canhestro, fez uma apresentação para detalhar a edição 2025.
“Minas Gerais atualmente ocupa a 6ª posição no índice Brasil de Inovação e Desenvolvimento. O nosso programa tem o propósito de unir, comunicar e juntar esforços para conseguir ocupar a 1ª posição no Brasil, porque nosso estado tem uma variedade muito grande de instituições de ciência, tecnologia e inovação, muitos stakeholders, ambientes de inovação, e o nosso propósito é usar esse potencial de articulação do BH-TEC para gerar valor para as startups”, reforçou.

As inscrições para a segunda edição do Conexões já estão abertas e vão até o dia 30 de maio. Acesse a página oficial do Conexões para conferir todos os detalhes e fazer a sua inscrição (clique AQUI).
Quem pode participar do programa?
O objetivo do programa é atrair startups com um nível maior de maturidade:
- Startups de base tecnológica legalmente constituída e ativa
- Spin-offs acadêmicas ou corporativas
- Startups com experiência prévia em aceleração ou em fase de expansão
- Startups que já tenham comercializado seu(s) produto e/ou serviço
- Startups de base tecnológica hard science, com ênfase desejável em tecnologias sustentáveis
Qual é o cronograma?
As startups participantes serão selecionadas no dia 20 de junho e o programa começa, efetivamente, no dia 30 do mesmo mês.
