nos acompanhe:
Radar BH-TEC (10)

Radar BH-TEC estreia conectando deep techs a oportunidades estratégicas com a Fapemig

Ouvir:

Inovação, conexões reais e oportunidades concretas. É com esse espírito que o Parque Tecnológico de Belo Horizonte estreia o Radar BH-TEC, uma nova iniciativa que nasce para aproximar ciência, tecnologia e mercado de forma direta e estratégica. Na primeira edição, realizada nesta quarta-feira (6), o destaque foi a apresentação do Edital Fapemig Deep Tech, voltado a startups com tecnologias em estágio avançado de desenvolvimento.

“Estamos no BH-TEC para lançar um edital inovador, voltado à inserção de deep techs no mercado, com até R$ 2 milhões por proposta. Com apoio do BH-TEC, promovemos também um painel com parceiros como Emerge, Wylinka e Fundepar para discutir esse tema, que está muito em alta no Brasil”, destaca Flávio Belo, assessor da presidência da Fapemig.

Flávio Belo, da Fapemig, no Radar BH-TEC (6)
Flávio Belo esclareceu dúvidas dos empreendedores sobre o edital | Ana Belo/BH-TEC

O edital da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) busca apoiar empresas que estão prontas para dar um salto em sua inserção no mercado, seja para realizar as primeiras vendas, seja para ampliar a presença onde já atuam.

O novo evento da inovação

Mais do que uma apresentação técnica, o evento se estrutura como um ponto de encontro do ecossistema de inovação de Minas Gerais. Um painel especial discutiu os desafios e oportunidades para deep techs no Brasil, com participação de representantes da Emerge, Wylinka e Fundepar, instituições que vivem de perto a realidade de startups de base científica.

O painel foi mediado por Marco Crocco, presidente do BH-TEC e da Rede Mineira de Inovação. Com mais de 25 anos de experiência em gestão, inovação e desenvolvimento, Crocco conduziu o debate com um olhar estratégico e sensível às barreiras enfrentadas por quem empreende com ciência no Brasil.

Participaram também da conversa:

  • Douglas Veronez (Emerge), trazendo sua vivência como pesquisador e empreendedor na área de engenharia biomédica
  • Paulo Mendonça (Wylinka), que compartilha lições sobre programas de aceleração, políticas públicas e impacto social
  • Carlos Lopes (Fundepar), com análises sobre os riscos, dificuldades de tração e a importância de fundos e subvenções econômicas no amadurecimento das deep techs

“Achei muito interessante essa e outras iniciativas do BH-TEC, que estão abrindo portas para nós, empreendedores. Ter contato direto com profissionais das agências de fomento, como a Fapemig, é uma liberdade adicional que a gente tem para esclarecer dúvidas antes das submissões aos editais”, afirma Raissa Guerra, diretora-executiva da NanoView Nanotecnologia, que acompanhou o evento.

Radar BH-TEC
Evento encheu o auditório do Parque | Ana Belo/BH-TEC

Com o edital da Fapemig aberto até 2 de setembro, o Radar BH-TEC marca sua estreia ao colocar as deep techs mineiras no centro das oportunidades. Se você quiser saber mais sobre esse edital, confira as informações no site da Fapemig.

.

O QUE VOCÊ ACHOU DO CONTEÚDO QUE ACABOU DE ACESSAR?

Direcione o seu feedback em apenas um clique

MAIS NOTÍCIAS

VEJA TAMBÉM