Se você usa um robô que transcreve áudios pelo WhatsApp, conhece, mesmo sem saber, a Blip, uma empresa mineira que a cada dia se consolida mais como uma gigante global na área de Inteligência Artificial no ramo de comunicação.
E um dos fundadores e CEO dessa empresa, Roberto Oliveira, dará uma palestra totalmente gratuita aqui, no auditório do BH-TEC, na próxima terça-feira (15).
Você é a nossa convidada especial, o nosso convidado especial. Teremos um momento de interação e, pouco antes do início da palestra, um café da manhã maravilhoso.
Mas agilize: apesar de totalmente gratuita, a palestra tem limitação de ingressos por causa da lotação do auditório. Já garanta a sua presença na plataforma Sympla – o link direto está na nossa bio.
A palestra integra o lançamento oficial do Conexões, programa de aceleração para startups em um grau de maturidade mais avançado.
Blip
A empresa, que hoje já acumula milhões em investimentos, iniciou sua trajetória no campus da UFMG em 1997, quando Roberto Oliveira e mais dois sócios abriram o quiosque Take Phone, especializado em celulares. Esse foi o ponto de partida para uma jornada empreendedora marcada pela inovação.
Em 2025, a Blip tem como foco fortalecer a internacionalização, com presença no México e na Península Ibérica, com destaque para a Espanha, onde a adoção de WhatsApp vem crescendo significativamente.
Roberto Oliveira

Referência nacional e internacional em inovação e inteligência artificial, Roberto lidera a principal plataforma de inteligência conversacional do país: a Blip, que conecta marcas e clientes por meio de soluções baseadas em IA.
É dele e de sua equipe, por exemplo, o chat no WhatsApp que faz transcrições quase instantâneas de áudios de até 4 minutos — uma ferramenta que já faz parte do dia a dia de milhões de brasileiros.
Com mais de 21 anos de atuação no mercado de tecnologia, Roberto também é co-fundador da Confrapar e da Minu, além de investidor-anjo em diversas startups.
Estudou Engenharia Elétrica e de Telecomunicações na UFMG e passou por Stanford, onde se especializou em Educação Executiva, Inovação e Empreendedorismo.
Em 2024, sua empresa captou U$ 60 milhões em uma rodada liderada pelo Softbank e com participação da Microsoft.