nos acompanhe:
Convidados do TCC LAB na Sexta no Parque em roda, discutindo sobre o projeto

Empresas encontram nos TCCs da UFMG uma ponte para inovação e novos talentos

Ouvir:

O que pode nascer quando estudantes universitários passam a desenvolver soluções diretamente conectadas às dores reais das empresas?

A pergunta guiou a mais recente edição do Sexta no Parque, promovido pelo BH-TEC, que reuniu empresários, pesquisadores, estudantes e representantes da UFMG hoje (15) para discutir como Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) podem se transformar em ferramentas estratégicas de inovação, desenvolvimento tecnológico e aproximação com o mercado.

A conversa girou em torno do TCC Lab, iniciativa que conecta empresas a estudantes da Universidade Federal de Minas Gerais para o desenvolvimento de projetos alinhados a desafios reais do setor produtivo.

Mais do que aproximar academia e mercado, a proposta busca criar um ambiente em que empresas possam acessar conhecimento científico, novas perspectivas e soluções inovadoras a partir do potencial criativo e técnico dos estudantes.

Marcela da Silva Silveira, aluna de Engenharia Civil da UFMG falando no encontro da Sexta no Parque

Marcela da Silva Silveira, aluna de Engenharia Civil da UFMG e gestora de Relações Externas do Programa ENG200, na Sexta no Parque

“Ter o TCC Lab e ter as empresas apoiando a gente é tão importante porque a gente se sente amparado para fazer o nosso TCC ir além da tese, além da sala de aula, e também se conectar com o mercado de verdade”, destacou Marcela da Silva Silveira, aluna de Engenharia Civil da UFMG e gestora de Relações Externas do Programa ENG200.

Segundo ela, muitos estudantes chegam à etapa final da graduação sem conseguir transformar seus projetos em experiências conectadas ao mundo real.

“A gente quer falar demais e não tem empresas para nos apoiar. O TCC Lab permite conhecer o mercado das empresas, o que elas precisam, quais são as suas dores e quais são os seus valores”, afirmou.

Conexão com o futuro

Henrique Resende Martins falando no encontro da Sexta no Parque
Henrique Resende Martins, vice-diretor da Escola de Engenharia da UFMG e diretor eleito da unidade, na Sexta no Parque

A aproximação entre empresas e universidade também foi destacada pelo professor Henrique Resende Martins, vice-diretor da Escola de Engenharia da UFMG e diretor eleito da unidade.

“O TCC Lab é exatamente um dos mecanismos que a gente tem de aproximação da nossa comunidade discente com o que provavelmente vai ser o futuro do trabalho e o mercado”, afirmou.

A conexão entre estudantes e empresas cria uma relação virtuosa capaz de gerar ganhos para todos os envolvidos, reforçou Martins.

“Discutimos aqui quais são os desafios e, principalmente, as vantagens para a nossa comunidade dessa conexão”.

Projetos que saem da gaveta

A experiência prática dessa aproximação também foi apresentada pela Ecovec Rentokil, empresa residente do BH-TEC que já desenvolveu projetos em parceria com estudantes da UFMG dentro da iniciativa.

“Foi uma oportunidade muito grande de a nossa empresa ter contato direto com a UFMG, e isso reforça todo o teor científico do trabalho da Ecovec”, destacou Amanda Cupertino de Freitas, coordenadora de Operações da empresa.

Os projetos desenvolvidos ajudaram, inclusive, a destravar iniciativas internas.

“O TCC Lab é muito importante para a Ecovec porque a gente conseguiu tirar vários projetos da gaveta, tanto fazendo projetos internos para a nossa equipe técnica quanto também desenvolvendo publicações bibliográficas para reforçar o conteúdo científico do nosso trabalho”, explicou.

O QUE VOCÊ ACHOU DO CONTEÚDO QUE ACABOU DE ACESSAR?

Direcione o seu feedback em apenas um clique

MAIS NOTÍCIAS

VEJA TAMBÉM