Construir hoje o futuro da ciência e inovação de Minas. Essa é a proposta do BhtecXplore, programa inédito que vai ser lançado oficialmente nesta quarta-feira (11), a partir das 10h, no Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BH-TEC).
Alunos de escolas públicas e privadas terão contato direto com as inovações que estão sendo desenvolvidas pelas empresas e centros tecnológicos do BH-TEC.
O objetivo é ampliar os horizontes e despertar o interesse para novas possibilidades de carreiras, formação e aguçar a curiosidade dos adolescentes para se tornarem futuros cientistas inovadores.

As visitas terão uma metodologia inédita, com visitas interativas a empresas e centros tecnológicos, incentivo para inspirar os jovens a escolher a carreira científica e até mesmo um quiz que vai render um prêmio feito pela impressora 3D do BH-TEC.
Todos os detalhes serão divulgados nesta quarta-feira (11) com a presença do presidente do BH-TEC, Marco Crocco, da vereadora Marcela Trópia e outras autoridades em ciência e inovação de Minas.
Inovação mineira em alta
Para viabilizar a execução do programa e ampliar as atividades do Hub do BH-TEC, a vereadora Marcela Trópia destinou uma emenda parlamentar no valor de R$ 128.055,00, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE).
O recurso, referente à Lei Orçamentária Anual de 2024, já foi repassado e será utilizado para qualificar a programação e gerar impacto no ecossistema de inovação da capital.
A parceria se insere em um momento de consolidação e maturidade institucional do BH-TEC. Em 2024, o faturamento agregado das empresas e Centros de Tecnologia instalados no Parque atingiu cerca de R$ 600 milhões, o maior valor já registrado, refletindo o fortalecimento do ambiente de inovação e a presença de organizações com alto potencial de desempenho.
Esse resultado reforça o papel do BH-TEC como vetor estratégico de desenvolvimento econômico e tecnológico para Belo Horizonte.




