A Arkmeds, empresa de base tecnológica com sede em Belo Horizonte, tem um propósito claro: garantir que os equipamentos médicos utilizados em hospitais e clínicas estejam sempre em perfeito funcionamento, com o objetivo de aumentar a segurança dos pacientes e a eficiência dos serviços de saúde.
Com soluções que unem tecnologia, automação e capacitação de profissionais, a startup é uma das participantes da atual edição do programa Conexões, iniciativa do BH-TEC voltada para potencializar negócios inovadores em expansão, executada nesta edição 2025 em parceria com o Sebrae Minas.

Fundada em 2015, a empresa cresceu de uma sala com poucos colaboradores para uma estrutura robusta, com mais de 60 profissionais e presença em todo o Brasil, além de clientes em países como Chile, México, Peru e Angola.
Segundo José Gabriel Oliveira, supervisor comercial da Arkmeds, o fortalecimento interno da estrutura e a alta demanda gerada a partir da participação em grandes eventos do setor, como feiras hospitalares, foram muito desafiadores e, ao mesmo tempo, decisivos para esse crescimento.
“A empresa saiu de uma startup de apenas um cômodo para um escritório grande e uma equipe com vários setores, como logística, produção, qualidade, desenvolvimento e comercial. Isso nos permitiu ampliar muito nossa capacidade de entrega”, conta o supervisor.
Tecnologia, processos e pessoas
A Arkmeds oferece um ecossistema completo para engenharia clínica, que une tecnologia, automação de processos e capacitação de pessoas.
Com analisadores próprios para calibração de equipamentos médicos e um software de gestão que automatiza processos e garante rastreabilidade e confiabilidade nas informações, a empresa também conta com uma frente de capacitação — a Arkmeds Academy —, que oferece pós-graduação, treinamentos e outros cursos.

“A gente entendeu que não existe tecnologia e processo sem pessoas capacitadas. Por isso, trabalhamos com três pilares, que são complementares: pessoas, processos e tecnologia”, explica.
Outro ponto fundamental do processo é o atendimento ao cliente. “Por mais que existam diferentes setores, nós costumamos dizer que todos os profissionais da equipe fazem parte da área de experiência do cliente. Temos o compromisso de garantir que cada interação seja a melhor possível, com o intuito de resolver problemas e entregar soluções”.
Conexões que impulsionam o crescimento
Participar do Conexões tem sido valoroso para a empresa. Segundo José Gabriel, o ambiente de trocas entre startups e instituições parceiras tem gerado oportunidades concretas de aprendizado e negócios.

“Tem sido muito proveitoso e a expectativa é que seja ainda melhor nessas semanas finais. As palestras, dinâmicas e mentorias nos auxiliam na prática e a equipe do BH-TEC é sempre muito atenciosa”, pontua..
“Além disso, a aproximação com outras empresas facilita conexões que podem virar parcerias reais. Eu sou o ponto focal da Arkmeds, mas estou sempre compartilhando o conhecimento com o restante da equipe. Por ser uma empresa mais madura, o programa de pós-aceleração faz muito sentido para a gente ”.
Olhar no futuro
Em plena fase de expansão internacional, a Arkmeds quer se consolidar como referência global em engenharia clínica, tanto na tecnologia quanto na capacitação de pessoas.

“Nosso objetivo é que, no futuro, quando alguém pensar em engenharia clínica, pense na Arkmeds. Queremos ser referência em qualidade e segurança, pois todo cidadão quer ter a garantia de que será bem atendido em um hospital, seja público ou privado, e que tudo esteja de acordo com os padrões exigidos pelas instituições governamentais”, destaca José Gabriel, antes de finalizar:
“A melhoria da saúde como um todo é o que nos move”.