nos acompanhe:

EcoParque 2025: Ciência, inovação e sustentabilidade encantam crianças e jovens no BH-TEC

Ouvir:

O EcoParque 2025 transformou a curiosidade em descoberta e a diversão em aprendizado. Crianças e jovens da rede pública de Belo Horizonte viveram hoje (1º) um dia mágico de trilhas ecológicas, oficinas criativas, experimentos científicos e experiências interativas. Mais do que um evento, foi um convite para sonhar com um futuro em que ciência, inovação e sustentabilidade caminham juntas, provando que aprender pode ser encantador, transformador e inesquecível.

“O EcoParque, a Jornada Científica e todas as ações voltadas para escolas e para a formação das novas gerações são fundamentais. Não existe sustentabilidade sem olhar para o futuro. E é justamente isso que conecta essas iniciativas à nossa missão: construir, desde já, um futuro mais sustentável”, destaca Camila Viana, Head de Sustentabilidade do BH-TEC.

Oficinas, trilhas e experiências práticas

Quadrinhos, escape room e mais de 10 atividades práticas fizeram a alegria das crianças e jovens. As trilhas ecológicas e tecnológicas do BH-TEC permitiram que os participantes explorassem de forma lúdica e educativa os laboratórios e áreas de preservação ambiental do Parque.

Além disso, o Parque contou com uma “biblioteca no ônibus”, um projeto da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais.

“Eu nunca tinha visto, foi uma experiência maravilhosa, porque tem livros para todas as faixas etárias, de todos os gêneros. É algo realmente mágico, incrível”, conta a estudante Beatriz Alves, do 2º ano do Ensino médio da escola Professor Alisson Pereira Guimarães.   

Além das oficinas, o espaço interativo ofereceu outras atividades, como experiências conduzidas por laboratórios da UFMG, apresentação de resultados da Jornada Científica, jogos educativos, exposição de animais peçonhentos e demonstrações de biologia sintética, garantindo uma imersão completa no mundo da ciência e inovação.

Jornada Científica: estudantes mostram projetos sustentáveis

O evento também foi palco da finalização da 3ª edição da Jornada Científica 2025, projeto do Centro de Inteligência em Sustentabilidade (CIS) que envolve escolas da rede pública de Belo Horizonte.

Os alunos apresentaram seus trabalhos relacionados ao ODS 13 – Ação contra a mudança global do clima, incluindo um minidocumentário produzido ao longo do ano. A mostra evidenciou o engajamento dos estudantes e o potencial transformador da educação voltada para sustentabilidade e inovação.

Alunos da jornada científica no Ecoparque
Alunos da Jornada Científica apresentam documentário produzido durante o programa | Virgínia Muniz/BH-TEC

“À primeira vista, pode parecer inusitado um parque tecnológico investir em ações voltadas para a educação básica. Mas é justamente daí que surgirão as soluções que, em breve, estarão aqui dentro do Parque e na sociedade. Falar de sustentabilidade é, acima de tudo, falar das próximas gerações”, complementa Camila Viana. 

O QUE VOCÊ ACHOU DO CONTEÚDO QUE ACABOU DE ACESSAR?

Direcione o seu feedback em apenas um clique

MAIS NOTÍCIAS

VEJA TAMBÉM