Democratização da ciência. Essa é a principal meta do laboratório IdeaReal, projeto do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG que abrilhantou o EcoParque hoje (1º), ao levar biologia de forma lúdica aos cerca de 500 estudantes que passaram pelo evento.
O desenvolvimento de peças educacionais em 3D, que ilustram componentes biológicos, é uma das estratégias do grupo para o aumento da acessibilidade da biologia nas escolas.

Biologia na mão
Materiais como o Genética de Mão, que possui componentes para a montagem de DNA, células animais e vegetais, são forma de tirar das páginas dos livros e mostrar, de forma palpável, elementos fundamentais da ciência.
“Com isso, a gente aprende coisa diferente. Aqui mostra tudo em tamanho que dá pra entender melhor, né? Porque no livro a gente vê tudo igual, e poder pegar, olhar e ver o que está acontecendo por dentro é muito legal! Bem melhor!”, conta o estudante Ítalo.

Acessibilidade
O IdeaReal é um espaço para desenvolvimento e projetos na área da biotecnologia, que busca possibilitar e compartilhar o conhecimento adquirido à população. Uma das frentes do laboratório é a inclusão de estudantes com deficiência visual.

“Temos um projeto que trabalha com a inclusão de pessoas com deficiência visual, então estamos desenvolvendo peças maiores com braile, que permita o aluno a aprender biologia”, cita Regina Fernandes, gestora de inovação do laboratório.
Jornada
O laboratório IdeaReal, inclusive, foi um dos destinos dos estudantes participantes da Jornada Científica deste ano (veja mais no vídeo abaixo). A Jornada é um programa idealizado e executado pelo Centro de Inteligência em Sustentabilidade do BH-TEC, o CIS, para levar ciência à rotina de estudantes da rede pública de ensino.
Ao longo de quatro meses, um grupo de alunas e alunos passam por oficinas, visitam laboratórios e ambientes de ciência, tecnologia e inovação para, no final, desenvolver um trabalho sobre uma meta ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), da ONU. O encerramento da Jornada ocorre justamente no EcoParque, que recebe centenas de estudantes para um dia todo de vivências e aprendizados científicos.