nos acompanhe:
Fachada-do-BH-TEC

Após ser eleito o melhor parque tecnológico do Brasil, BH-TEC concorre a prêmio ‘mais importante do Sistema Nacional de CT&I’

Ouvir:

O BH-TEC vive uma fase especial. Após ser eleito o melhor parque tecnológico do Brasil em 2024 e ser finalista neste ano por projeto inovador, o Parque está na fase final da regional Sudeste do “mais importante prêmio do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação”: o Prêmio Finep de Inovação.

A premiação voltou justamente em 2025 após um hiato de 10 anos e, entre 3 mil projetos aptos a disputar o reconhecimento, o BH-TEC foi selecionado como um dos três finalistas da regional na categoria “Ambiente de Inovação”.

O Parque Tecnológico de BH foi reconhecido pelo Centro de Inteligência em Sustentabilidade, o CIS, que viabilizou a primeira expansão da história do BH-TEC e realiza ações desde 2022, como duas edições do Congresso de Inovação e Sustentabilidade, a Jornada Científica e programas inéditos, como o Nautilus e o Prêmio ALMG.

foto trofeu Finep
O Prêmio Finep volta a ser realizado após um hiato de 10 anos | Finep/Divulgação

“Ser finalista no Prêmio Finep tem um significado muito especial não só pelo reconhecimento em si. É fundamental, também o significado do projeto, o CIS, que significa a materialização de uma ressignificação que o BH-TEC teve a partir de 2019”, vibra o CEO do Parque, Marco Crocco.

Como o BH-TEC chegou à final?

Dos 3 mil projetos aptos a disputar o reconhecimento, contratados entre janeiro de 2023 e dezembro de 2024, foram selecionados 300 pela Finep. Destes, 144 aceitaram o convite para disputar os prêmios regionais, nas categorias: 

  • Cadeias Agroindustriais Sustentáveis
  • Complexo Econômico Industrial da Saúde
  • Infraestrutura, Saneamento, Moradia e Mobilidade Sustentáveis
  • Bioeconomia, Descarbonização, Transição e Seguranças Energéticas
  • Transformação Digital da Indústria para Ampliar a Produtividade
  • Tecnologias de Interesse para a Soberania e a Defesa
  • Deep Tech Startup
  • Ambiente de Inovação e Infraestrutura de P&D em ICTs

O BH-TEC está entre os finalistas na categoria Ambiente de Inovação com outros dois projetos coordenados pela Fundação CPQD Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações e pela Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho.

A cerimônia de entrega dos troféus vai ser realizada no dia 11 de setembro, na sede da Finep, no Rio de Janeiro, com a presença confirmada da ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos. Os vencedores regionais disputam o prêmio nacional entre novembro e dezembro.

A importância do CIS

Além do reconhecimento, como cita Crocco, o projeto pelo qual o BH-TEC disputa a final é emblemático pela ressignificação do Parque Tecnológico e, ainda, importância para o Brasil e planeta, de forma geral.

“Com esse centro, a gente espera contribuir para esse grande desafio, para esse grande desafio mundial, institucional, da sociedade, com a nossa função que é gerar tecnologias, que nos ensinem tanto a enfrentar os problemas derivados da crise climática, ou seja, soluções tecnológicas para a crise climática”, diz o CEO do BH-TEC, antes de concluir:

“Mas também no ambiente de sustentabilidade mais amplos, tecnologia que nos permitam incluir mais parte da sociedade, tecnologias sociais”.

O que é o Prêmio Finep?

A premiação é considerada pelo governo federal a mais importante do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação e, após 10 anos de hiato, retorna em novo formato. Agora, os concorrentes são os projetos da carteira da Finep, apoiados nos mais diversos setores do conhecimento, em todas as regiões do país.

De acordo com a própria Finep, o objetivo é divulgar o estado da arte da Inovação brasileira fruto do apoio da Finep e evidenciar a importância desse fomento à Ciência, Tecnologia e Inovação para o desenvolvimento do país, o aumento da competitividade e o bem-estar da sociedade. 

O QUE VOCÊ ACHOU DO CONTEÚDO QUE ACABOU DE ACESSAR?

Direcione o seu feedback em apenas um clique

MAIS NOTÍCIAS

VEJA TAMBÉM