Iniciativa inédita que coloca as infraestruturas de pesquisas das diversas universidades do estado no centro das estratégias de inovação e tecnologia.
Resultado de um grande mapeamento que cruzou as potencialidades acadêmicas do estado com a missões estratégicas da nova política industrial brasileira, o programa nasceu com o propósito de conectar ciência, mercado e políticas públicas. Tem Base! porque ele tem base científica, metodológica e chega a partir de uma grande base de dados.
O mapeamento é contínuo e foram ouvidos mais de 170 pesquisadores.
“É um programa que tem base metodológica e uma extensa base de dados, o que contribui para sua visão de longo prazo. Ele reforça o BH-TEC como o ambiente ideal para transformar conhecimento em negócio e posicionar Minas Gerais como protagonista nacional em inovação científica e tecnológica, principalmente ao mapear as pesquisas relativas às missões da NIB”, disse o presidente do BH-TEC, Marco Crocco.
“A proposta é fortalecer os ambientes de pesquisa e criar pontes sólidas entre a academia, as empresas e o governo, transformando dados, metodologias e descobertas em negócios sustentáveis e soluções de impacto social e econômico. Entendemos que esse programa é um marco para o fortalecimento da pesquisa e a valorização dos laboratórios mineiros”, disse a Head de Inovação do BH-TEC, Ana Luiza Canhestro.
>> PARTICIPE DO MAPEAMENTO DE MINAS GERAIS
Estreia
Para abrir a programação, o Tem Base! estreia com o webinar “Visibilidade Estratégica: o papel da comunicação no desenvolvimento dos laboratórios”, que acontece no dia 14 de novembro, das 10h30 às 12h, em formato online.
O evento marca o início de uma série de encontros voltados a fortalecer competências e promover a integração entre os laboratórios participantes, sempre correspondendo às demandas mapeadas.
O primeiro webinar vai trazer a comunicação como eixo central para fortalecimento institucional a partir das percepções coletadas no mapeamento. O debate propõe refletir sobre como a comunicação pode se tornar um ativo estratégico para ampliar reconhecimento, formar redes de cooperação e garantir sustentabilidade — mesmo em contextos de recursos limitados.
O encontro contará com a experiência da Samantha Mapa, do Laboratório de Ensaios de Combustíveis (LEC) e do ELO/UFMG, e do Thiago Ricci, do BH-TEC e também do CTVacinas. A conversa será mediada por Patrícia Giudice, da Rede Lide em CT&I e do Outlab UFMG.
O webinar é gratuito e as inscrições estão disponíveis no link. É importante responder o mapeamento para que a inscrição seja efetivada.
Anote aí:
Webinar Visibilidade Estratégica: o papel da comunicação no desenvolvimento dos laboratórios.
- Data: 14 de novembro
- Horário: 10h30 às 12h
- Inscrições pelo link: https://luma.com/bneb09td




