Melhorar a eficiência das empresas reduzindo erros, riscos e custos ocultos na gestão da folha de pagamento: essa é a missão da Guardian RH, startup que busca transformar o setor com tecnologia e foco em automação inteligente. Fundada em 2018, a empresa já gerencia mais de 600 mil vidas e atende mais de 100 clientes em todo o país, com alto índice de satisfação.
Segundo o CEO e cofundador Flávio Azevedo, a ideia surgiu da experiência dele e de seus sócios com sistemas de RH e da percepção de uma dor recorrente nas empresas: o alto risco de falhas no fechamento da folha e o esforço manual necessário para garantir a conformidade do processo.

“As empresas exportavam tudo para o Excel e literalmente ‘catavam milho’ para conferir a folha. Em organizações com milhares de colaboradores, isso é inviável. Identificamos uma oportunidade de automatizar esse processo crítico com precisão e agilidade”, explica Flávio.
Participante do programa Conexões, a empresa tem como um de seus diferenciais a agilidade na implementação e integração com diferentes sistemas de gestão de folha de pagamento.
Tecnologia para prevenir erros
A Guardian RH combina RPA (automação de processos robóticos) e inteligência artificial para identificar inconsistências, sugerir correções e prever impactos antes do fechamento da folha, evitando multas, retrabalhos e pagamentos indevidos.
“Enquanto outras soluções olham para o retrovisor, a nossa plataforma é preditiva. Ela simula o fechamento da folha e aponta erros antes de serem processados”, destaca o CEO.
Em um dos casos citados por Flávio, um cliente encontrou 3,5 mil inconsistências na primeira execução, incluindo um erro que poderia gerar quase R$ 2 milhões em pagamentos indevidos.
Expansão e parcerias estratégicas
Com crescimento sustentável, a Guardian contou com investimento anjo inicial. Hoje, vive a transição para uma empresa de médio porte, com cerca de 40 colaboradores.
A startup também soma conquistas estratégicas importantes. Foi selecionada no SAP Innovation Journey, ficando entre as 20 melhores entre mais de 1.500 startups participantes, e tornou-se parceira homologada da Senior Sistemas.
Além disso, já alcança integração com aproximadamente 70% dos principais ERPs (do inglês Enterprise Resource Planning), sustentando um ritmo consistente de crescimento médio de 170% ao ano.

“Com a parceria junto à Senior, devemos triplicar de tamanho no próximo ano. E a nossa entrada no ecossistema SAP também abre portas para clientes de grande porte”, afirma.
Impacto na gestão de RH
A Guardian já observou reduções de até 50% do esforço operacional em folha, liberando equipes para tarefas estratégicas.
“Vimos empresas que reduziram times de 12 para três pessoas na conferência da folha, mesmo crescendo de 7 mil para 25 mil funcionários. Isso é produtividade real”, aponta Flávio.
O CEO reforça que não se trata de substituir pessoas, e sim reposicioná-las: “Queremos liberar o RH das tarefas operacionais para que ele cuide de gente, estratégia, recrutamento”.
Conexões que viram oportunidades
Selecionada para o programa Conexões, a Guardian vem aproveitando o ciclo para acelerar ainda mais.

“O programa nos conectou a mentores experientes, com conhecimento prático, e a uma rede de empreendedores em fase de tração. Abrimos portas importantes e seguimos trocando experiências com os mentores até hoje. Eu recomendo e, se pudesse, participaria novamente”, afirma Flávio.
Próximos passos
Nos próximos anos, a startup quer se consolidar como braço tecnológico fundamental para o RH corporativo: “Nosso objetivo é trazer mais produtividade, reduzir o esforço operacional e apoiar o crescimento sustentável das empresas e da economia.”




