nos acompanhe:
Crianças e jovens atendidos pela Avenue Hope posam para a foto em um parque

‘Futuro repleto de dignidade’: BH-TEC arrecada livros e materiais escolares para projeto que leva educação e cultura a jovens

Ouvir:

“Idealizamos um amanhã no qual cada criança e adolescente, fortalecidos pela educação, cultura e esporte, despertem para a grandiosidade de seus sonhos, construindo um futuro repleto de dignidade para toda a sociedade”. E a Comunidade BH-TEC, através do programa Nautilus, vai participar da construção desse amanhã com uma campanha de doações de livros e materiais escolares.

A portaria do prédio institucional do Parque Tecnológico de Belo Horizonte (Rua Professor José Vieira de Mendonça, 770 – Engenho Nogueira) será o ponto de recebimento desses materiais até o dia 5 de setembro.

“Transformar a vida só é possível se a gente fizer junto, com um apoio coletivo, com pessoas que se unem em prol de um bem maior. Por isso, toda ação faz a diferença”, reforça Bruna Peconick, gerente da Avenue Hope, entidade que vai receber o que for arrecadado durante o período.

Doar pra quem?

A instituição escolhida para receber os livros e os materiais escolares doados é uma associação sem fins lucrativos, com sede no bairro Santa Tereza, região Leste de BH. A Avenue Hope atende mais de 80 crianças e adolescentes de 6 a 14 anos, em situação de vulnerabilidade social, no contraturno escolar, em dois períodos: das 8h20 às 11h10 e das 13h10 às 16h.

Participantes da Avenue Hope durante atividades
A instituição distribui 40 mil refeições por ano beneficiando 170 jovens e possui 10 mil voluntários ao longo de sua história | Maria Eduarda Vidigal/Avenue Hope

Enquanto estão na entidade, os jovens recebem refeições nutritivas e incentivo para conhecer mais sobre a importância de uma alimentação equilibrada. São oferecidas as seguintes aulas:

  • reforço em português, redação e leitura
  • reforço em matemática
  • dança
  • teatro
  • artes visuais
  • educação física e esportes
  • informática e programação
  • inglês

Também são promovidos encontros com as famílias para discutir temas relevantes para o desenvolvimento e sucesso educacional dos beneficiários. O projeto iniciado em 2024 conta com uma equipe multidisciplinar composta por educadores, psicólogo e assistente social, segundo organizadores.

Que instituição é essa?

O projeto é uma iniciativa de Zeo Solomon e Amir Razmara, diretores e fundadores da Avenue Code, consultoria de tecnologia norte-americana com foco em transformação digital e serviços de Inteligência Artificial (IA), que atua no Brasil há 16 anos e tem sede em Belo Horizonte.

Instalações da instituição sediada na região Leste de Belo Horizonte | BS Fotografias/Avenue Hope

A empresa já desenvolvia uma série de ações de cunho social e, com a criação da Avenue Hope, passa a concentrar esforços específicos nesta área de forma independente.

“O Brasil é um país de destaque para nossos negócios e nos sentimos chamados a retribuir todo o sucesso que tivemos aqui por meio de ações que promovam o desenvolvimento social local”, afirma Solomon, autor da frase que abre esta publicação.

Toda a estrutura da instituição foi realizada por meio de doações, tanto dos fundadores da Avenue Hope, quanto de outras empresas, que se solidarizaram com a causa. ‘’Recebemos de outras empresas eletrodomésticos, itens de higiene pessoal, presentes de natal, alimentos, brinquedos e muito mais’’, explica Bruna Peconick.

A Avenue Hope é um espaço seguro, lúdico, aconchegante e motivador para seus beneficários | BS Fotografias/Avenue Hope

Nautilus e Avenue Hope: Match perfeito

O Nautilus é um programa voltado para startups e negócios inovadores, criado para integrar a sustentabilidade ao amadurecimento empresarial, com uma metodologia exclusiva do Centro de Inteligência em Sustentabilidade do BH-TEC, o CIS. A edição é executada em parceria com o Instituto Ethos, referência nacional no tema.

E foi justamente em uma Conferência Ethos, em 2024, que integrantes do Avenue Hope abordaram a equipe do CIS em busca de parceria.

“A instituição nos procurou nesse evento querendo entender mais sobre o parque tecnológico e o que ele podia oferecer para ajudar no trabalho de acompanhamento com os jovens. E a gente viu a possibilidade de contribuir com eles por meio da campanha de doações”, explica o gestor de projetos do CIS, Wallace Carrieri.

Construa esse amanhã!

Além de doar livros e materiais escolares até o dia 5 de setembro, na portaria do BH-TEC, você pode fazer doações através de PIX a partir de R$ 20, o que contribui, por exemplo, com o almoço de uma criança.

Confira todas as possibilidades no site da Avenue Hope, clicando AQUI.

O QUE VOCÊ ACHOU DO CONTEÚDO QUE ACABOU DE ACESSAR?

Direcione o seu feedback em apenas um clique

MAIS NOTÍCIAS

VEJA TAMBÉM