nos acompanhe:
Camila Viana, Head de Sustentabilidade do BH-TEC, esteve presente no lançamento do Portal Impacta Brasil, programa em que o BH-TEC participou na seleção das empresas participantes

Impacta Brasil: Com participação do BH-TEC, portal inédito sobre empreendimentos de impacto socioambiental é lançado na COP30

Ouvir:

Uma plataforma inédita para reunir – e impulsionar – os empreendimentos de impacto socioambientais e climáticos de todo o Brasil. Esse é o Portal Impacta Brasil, lançado oficialmente hoje (13) durante a COP30 (30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas), em Belém, no Pará. A iniciativa do MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços) contou com a participação do BH-TEC.

O portal tem como objetivo levar visibilidade a empreendimentos listados em bases existentes e ampliar conexões com investidores e fundos verdes, além de integrar uma das ações da Estratégia Nacional de Economia de Impacto, que tem entre seus principais objetivos a ampliação de oferta de capital e incentivo a negócios com propósitos socioambientais positivos.

Dos 484 empreendimentos inscritos, 334 com foco em negócios com soluções climáticas foram selecionados para serem apresentados durante o evento internacional.

“As startups inscritas na plataforma foram validadas por parceiros e apoiadores do portal, e o BH-TEC foi convidado para essa banca. Então, mandamos uma lista de startups e indicamos algumas para participar do Portal Impacta Brasil”, contextualiza Camila Viana, Head de Sustentabilidade do Parque Tecnológico de Belo Horizonte.

Estande de lançamento do Portal Impacta Brasil
O Parque Tecnológico é um dos articuladores nacionais dos negócios de impacto socioambiental | MDIC/Divulgação

Iniciativa de peso

Os negócios validados foram escolhidos pelas características inovadoras e por estarem alinhados aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e às metas das Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs).

A seleção contempla setores-chaves para o enfrentamento da crise climática, como florestas e uso do solo; agropecuária e sistemas alimentares; água e saneamento; energia e biocombustíveis; logística e mobilidade; indústria; gestão de resíduos; e finanças.

Entre as funcionalidades do portal, se destacam:

  • Mapeamento de oportunidades: acesso público a inciativas e negócios com potencial de impacto positivo e retorno financeiro
  • Busca por tese: ferramentas de filtro que permitem ao investidor localizar projetos alinhados com sua estratégia ESG ou tese de impacto
  • Integração com bases externas: as soluções apresentadas integram bases confiáveis e especializadas do ecossistema
  • Curadoria local com alcance global: desenvolvido em colaboração com atores-chave do ecossistema de impacto no Brasil, possui linguagem e visão voltadas ao investidor global
  • Instrumento dinâmico com interface com várias iniciativas: além de reunir em um só lugar empreendimentos destacados por organizações intermediárias do setor, o Portal dialoga com ações da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil) e com plataformas como o Cadastro Nacional de Empreendimentos de Impacto (Cadimpacto) e o Sistema Nacional de Economia de Impacto (Simpacto)

O MDIC planeja abrir novas seleções para a plataforma em 2026, com outras lentes e temáticas, de modo a alimentar um verdadeiro ecossistema com o maior número de negócios de impacto positivo consolidados.

A plataforma conta ainda com a correalização da Aliança pelo Impacto e da Climate Ventures, além de parcerias técnicas da Caixa Econômica Federal, Apex Brasil, BNDES, Sebrae, Quintessa e Impact Hub.

Com a Comunicação do MDIC

O QUE VOCÊ ACHOU DO CONTEÚDO QUE ACABOU DE ACESSAR?

Direcione o seu feedback em apenas um clique

MAIS NOTÍCIAS

VEJA TAMBÉM