Uma plataforma inédita para reunir – e impulsionar – os empreendimentos de impacto socioambientais e climáticos de todo o Brasil. Esse é o Portal Impacta Brasil, lançado oficialmente hoje (13) durante a COP30 (30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas), em Belém, no Pará. A iniciativa do MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços) contou com a participação do BH-TEC.
O portal tem como objetivo levar visibilidade a empreendimentos listados em bases existentes e ampliar conexões com investidores e fundos verdes, além de integrar uma das ações da Estratégia Nacional de Economia de Impacto, que tem entre seus principais objetivos a ampliação de oferta de capital e incentivo a negócios com propósitos socioambientais positivos.
Dos 484 empreendimentos inscritos, 334 com foco em negócios com soluções climáticas foram selecionados para serem apresentados durante o evento internacional.
“As startups inscritas na plataforma foram validadas por parceiros e apoiadores do portal, e o BH-TEC foi convidado para essa banca. Então, mandamos uma lista de startups e indicamos algumas para participar do Portal Impacta Brasil”, contextualiza Camila Viana, Head de Sustentabilidade do Parque Tecnológico de Belo Horizonte.

Iniciativa de peso
Os negócios validados foram escolhidos pelas características inovadoras e por estarem alinhados aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e às metas das Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs).
A seleção contempla setores-chaves para o enfrentamento da crise climática, como florestas e uso do solo; agropecuária e sistemas alimentares; água e saneamento; energia e biocombustíveis; logística e mobilidade; indústria; gestão de resíduos; e finanças.
Entre as funcionalidades do portal, se destacam:
- Mapeamento de oportunidades: acesso público a inciativas e negócios com potencial de impacto positivo e retorno financeiro
- Busca por tese: ferramentas de filtro que permitem ao investidor localizar projetos alinhados com sua estratégia ESG ou tese de impacto
- Integração com bases externas: as soluções apresentadas integram bases confiáveis e especializadas do ecossistema
- Curadoria local com alcance global: desenvolvido em colaboração com atores-chave do ecossistema de impacto no Brasil, possui linguagem e visão voltadas ao investidor global
- Instrumento dinâmico com interface com várias iniciativas: além de reunir em um só lugar empreendimentos destacados por organizações intermediárias do setor, o Portal dialoga com ações da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil) e com plataformas como o Cadastro Nacional de Empreendimentos de Impacto (Cadimpacto) e o Sistema Nacional de Economia de Impacto (Simpacto)
O MDIC planeja abrir novas seleções para a plataforma em 2026, com outras lentes e temáticas, de modo a alimentar um verdadeiro ecossistema com o maior número de negócios de impacto positivo consolidados.
A plataforma conta ainda com a correalização da Aliança pelo Impacto e da Climate Ventures, além de parcerias técnicas da Caixa Econômica Federal, Apex Brasil, BNDES, Sebrae, Quintessa e Impact Hub.
Com a Comunicação do MDIC




