O uso do plástico na sociedade já é normalizado há quase um século. No meio automobilístico, essa realidade está em todas as partes: desde os componentes dos automóveis até as embalagens dos líquidos usados para a manutenção dele. A partir desse problema, surge a Sem Frascos: startup criada em Belo Horizonte, que mira a mudança sustentável da cadeia automotiva.
Participante do programa Nautilus, a empresa se destacou por inovar o modo de pensar a utilização dos invólucros plásticos, problema lesivo ao meio ambiente. Por meio de um dispenser automatizado, a empresa tem como prioridade evitar a geração de resíduos sólidos e líquidos.
“Todo o mercado de aplicação automotiva no mundo é feito através de frascos descartáveis, acumulando assim centenas de toneladas todo ano, além de um número considerável de emissão de CO2. Diante desse cenário de agressão ao meio ambiente, vem a Sem Frascos, trazendo uma solução inovadora e 100% sustentável”, afirma o CEO da empresa, Luiz Miranda.

A ideia e a execução
Luiz, idealizador do projeto e fundador da empresa, tem mais de 30 anos de experiência no ramo automotivo. Com essa bagagem, pensou e desenvolveu o projeto inspirado por grandes empresas – e pelo rastro de poluição deixado pela indústria automobilística.
“A ideia que eu tive foi criar uma disruptura no mercado, assim como a Uber e o Airbnb fizeram. Então, fiquei pensando como eu poderia trazer isso para o meu mercado, que é o setor automotivo. Daí, um dia fui abastecer meu carro no posto e me veio a ideia do dispenser para os produtos líquidos”, explica Luiz.
“Não geramos nenhum frasco descartável, trazendo assim um impacto ambiental muito grande, economizando recursos da poupança energética. Além disso, o nosso diferencial consiste também num selo verde que mensura o impacto gerado”, completa, sobre o produto.

No entanto, a ideia não saiu do papel da noite pro dia. Foram três anos da ideia à fundação da startup.
“Muita gente que eu tinha contato dentro da área não entendia do que eu estava falando. Eles não tinham uma visão que eu tinha do negócio na época, então era como se ninguém acreditasse que aquilo era possível. Fiquei durante esse período lutando uma batalha praticamente sozinho”, relembra o idealizador, antes de complementar:
“Até que eu conheci algumas pessoas, para quem eu contava a ideia, e fazia sentido para elas. Daí, muitas me ajudaram a desenvolver o projeto e começar a empresa”.
Expectativas de um futuro próspero
O CEO da empresa participante do programa Nautilus não esconde a felicidade em participar do programa de aceleração, visando um futuro melhor para a empresa, o meio ambiente e as novas gerações.

“Estamos aproveitando cada aprendizado que o Nautilus tem trazido para a Sem Frascos. É uma realização de um sonho a rodada de negócios nos estúdios Globo em São Paulo. A experiência foi fantástica”, pontua.
“Eu estou há muitos anos no ramo, já fiz grandes negociações, mas para mim chegar com a Sem Frascos, depois de ser desacreditado, é um grande orgulho e esperamos, ainda, chegar mais longe”, finaliza.