“Esses momentos ampliam o olhar deles, conectando a teoria e a prática, serão levados para toda a vida e fazem com que cada um seja multiplicador de um mundo sustentável”. A frase resume a experiência vivenciada pelos estudantes muito além dos muros da Escola Municipal Hilton Rocha, na região do Barreiro.
Alunas e alunos participantes da Jornada Científica 2025 tiveram um dia de aula pra lá de diferente – e entusiasmante: exploraram o parque da Serra do Rola Moça para observar de perto o tema trabalhado na edição deste ano: ODS-13, intitulado “ação contra a mudança global do clima”.
“Enquanto coordenadora da escola, sei da importância que experiências como essa, somadas à participação na Jornada Científica do BH-TEC, têm tido na vida acadêmica dos nossos estudantes”, enaltece Geisiene Ferreira, diretora da escola e autora da frase que abre esta publicação.

Da universidade para a sociedade
O coordenador da Jornada deste ano, Wallace Carrieri, reforça a importância do programa no compromisso do Parque Tecnológico de Belo Horizonte. “O objetivo é a transferência de conhecimento da universidade, da pesquisa e de empreendedores para a sociedade”, afirma.
“Então, quanto mais cedo a gente começar, mais a gente está cumprindo o nosso papel. A Jornada Científica está abrindo as portas para que os estudantes cheguem até o BH-TEC, e para que o Parque também se aproxime deles”, finaliza Carrieri, que também é o gestor de projetos do Centro de Inovação em Sustentabilidade do BH-TEC, o CIS.
A proximidade da emblemática Serra do Rola Moça com a escola dos alunos foi um dos motivos para a localidade ser escolhida para a dinâmica.

Próximo passo: um futuro brilhante
A próxima ação da Jornada Científica vai ajudar os estudantes a entenderem ainda mais sobre como a universidade funciona. ‘’A gente quer abrir as portas da universidade para eles, para que eles entendam e se motivem, visando a continuidade dos estudos’’, pontua Carrieri.
“Estamos articulando com um laboratório da UFMG para fazermos um experimento, que vai ajudar eles a perceberem as atividades da universidade”, complementa.
O que é a Jornada Científica?
A Jornada é um programa do CIS criado em 2023, no contraturno escolar, com estudantes de escolas públicas e privadas. Neste ano, a 3ª edição está acontecendo com os educandos do 9º ano da E.M. Hilton Rocha.
No ano passado foi a vez dos estudantes da Escola Municipal Monsenhor Artur De Oliveira. E, na primeira edição, a parceira foi o Instituto Casa Viva de Educação e Cultura.
A Jornada Científica realiza encontros semanais na escola, além de visitas e dinâmicas a espaços externos, como parques, laboratórios, UFMG e o próprio BH-TEC.