O webinário Finanças Sustentáveis em Foco: Investindo no Clima, na Natureza e em Soluções Inovadoras, transmitido ao vivo pelo canal do BH-TEC no YouTube, reuniu especialistas da Caixa Econômica Federal e da Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE) para discutir a articulação entre desenvolvimento, inovação e impacto socioambiental positivo.
A iniciativa, realizada nessa segunda-feira (14), integra o Programa Nautilus, do Centro de Inteligência em Sustentabilidade do Parque, o CIS, e teve como objetivo apresentar instrumentos financeiros voltados à inovação climática e à economia de impacto. O evento contou com mediação de Cristina Guimarães, gerente de Desenvolvimento Institucional do BH-TEC, e Gabriel Kuriyama, especialista em sustentabilidade do Parque.
“Foi uma excelente oportunidade para discutir como o Sistema Nacional de Fomento (SNF) pode impulsionar a transição verde no Brasil, especialmente por meio de instrumentos financeiros voltados à inovação climática e às soluções baseadas na natureza”, avalia Gabriel.
Panorama da transição verde: Da estrutura à inovação
A primeira palestra foi conduzida por Cristiane Viturino, gerente de Relações Institucionais e Governamentais da ABDE. Ela apresentou o papel do SNF como ator-chave na promoção da transição sustentável no país, destacando as áreas prioritárias de atuação, o Plano ABDE 2030 e a articulação da agenda do clima com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

“Precisamos pensar a transição verde não só como mudança para a economia de baixo carbono, mas como processo de mudança estrutural e criação de capacidades produtivas nos novos setores vinculados à transição. Todos esses setores são ligados a tecnologia, inovação e ciência”, destaca Cristiane.
Além do mapeamento de oportunidades, ela chamou atenção para o papel estratégico das startups e empresas de base tecnológica, que podem contribuir com soluções inovadoras para desafios ambientais complexos.
Transição justa e negócios de impacto em pauta
Na sequência, Andressa Ishii, Gerente Executiva de Negócios de Impacto da Caixa Econômica Federal, deu início à sua apresentação com uma provocação:
“Como construir uma economia que não apenas gere riqueza, mas que também regenere ecossistemas, reduza desigualdades e fortaleça comunidades?”
A partir dessa pergunta, ela abordou o conceito de negócios de impacto, a atuação da Caixa na Estratégia Nacional de Economia de Impacto (Enimpacto) e os esforços da instituição para fortalecer as finanças sustentáveis no Brasil. Andressa também detalhou como a Caixa tem se estruturado internamente para ampliar sua participação no ecossistema de impacto e apoiar empreendedores que desenvolvem soluções ambientais e sociais.

“Destaco a contribuição da Cristiane, que apresentou avanços importantes da ABDE no alinhamento das instituições financeiras de desenvolvimento aos ODS, promovendo capacitações às associadas; e a Andressa, que compartilhou sua experiência na Caixa e as formas que a instituição participa do ecossistema de impacto”, afirma Gabriel.
“Um ponto que me chamou atenção foi o reconhecimento da importância de incluir startups e ecossistemas de inovação nesse movimento, ampliando o acesso ao financiamento sustentável também para empreendedores e negócios emergentes”, complementa.
Ao fim das apresentações, o webinário foi aberto à participação do público, com perguntas direcionadas às convidadas. A interação reforçou o interesse crescente por parte de empreendedores e gestores públicos nas estratégias de financiamento sustentável e nas oportunidades de articulação com instituições de fomento.
Assista na íntegra
A gravação do evento está disponível no canal do BH-TEC no YouTube. Para mais informações sobre o Programa Nautilus e as iniciativas do Centro de Inteligência em Sustentabilidade, acompanhe as redes sociais do BH-TEC!