Compreender a dinâmica da inovação é essencial para impulsionar ainda mais o ecossistema de pesquisa e desenvolvimento em Minas Gerais e no Brasil. Diante disso, o Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BH-TEC) realiza mapeamento de instituições de ciência e tecnologia, as chamadas ICTs em Minas Gerais, suas pesquisas e pesquisadores.
O objetivo é colher informações destes ambientes com mais detalhes das iniciativas e, assim, fomentar uma rede estratégica voltada para novas conexões, parcerias, pesquisa e desenvolvimento.
O CEO do BH-TEC, Marco Crocco, enfatiza que a colaboração entre ambientes inovadores proporciona uma troca importante de conhecimentos, estímulo a novas ideias e desenvolvimento de soluções mais eficientes para os desafios da sociedade.
“O mapeamento visa garantir uma visão acurada das ICTs, entender suas vocações em P&D e, com base nesse retrato, dialogar com outros instrumentos disponíveis, como levantamentos públicos de startups, incubadoras, aceleradoras e outros, e com as ações executadas pelo BH-TEC. Conhecer e conectar, sem dúvidas, fomentarão ainda mais negócios baseados em conhecimento e tecnologia a partir das potencialidades acadêmicas e científicas do estado”, completou Crocco.
Além das ICTs, podem participar laboratórios de pesquisa e extensão, centros tecnológicos, Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs) e unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii).
Clique aqui para responder e participar até 15 de junho de 2025.
Você conhece o BH-TEC?
Já ouviu falar do MatchDay, Conexões, Laboratório de Metodologias de Inovação (LabMIn), Motirõ, Outlab UFMG, Laboratório de Inteligência em Divulgação Especializada (Rede Lide) em CT&I, Desafio para busca de soluções em mudanças climáticas ou TCC Lab?
O Parque Tecnológico é o responsável por essas iniciativas e por desenvolver serviços exclusivos para instituições que fazem parte da Comunidade BH-TEC. Atualmente, são mais de 60 startups, centros de P&D e tecnológicos que atuam em diversas áreas: biotecnologia, engenharias, nanotecnologia e cleantechs – entre outras.
Ao fazer parte do mapeamento, a conexão com a Comunidade BH-TEC, com os projetos e outros atores de ambientes de inovação acontecerá de forma efetiva, permitindo identificar sinergias e fortalecer redes de colaboração para potencializar novos negócios.
Agora, queremos que você, que é um protagonista da inovação em nosso estado, faça parte de todo esse universo!