O prefeito da capital mineira, Álvaro Damião, se encantou ao conhecer o Parque Tecnológico de Belo Horizonte pela primeira vez nesta quarta-feira (10). O mandatário conheceu tecnologias desenvolvidas por uma das empresas residentes, projetou nova expansão e garantiu reforçar a parceria com o BH-TEC, do qual a PBH é uma das sócias-fundadoras.
“Ainda não conhecia a estrutura, e hoje eu fiquei encantado. Não tem como você conhecer as tecnologias de outros estados, de outros municípios, de outros países, e não conhecer o BH-TEC, que é onde a gente produz a tecnologia para o Brasil e para o mundo”, exaltou o prefeito de Belo Horizonte.
“Vim aqui pessoalmente para colocar a prefeitura à disposição, a PBH sempre foi parceira e vamos dar continuidade aos projetos que eram feitos quando Fuad [Noman, saudoso prefeito de BH] veio aqui. Temos que fazer essa expansão e fazer mais uma outra”, complementou.

Damião se refere à primeira expansão da história do BH-TEC, cujo prédio deve ser construído em 2026. O atual prédio institucional do Parque Tecnológico já opera com a capacidade máxima de startups e empresas residentes e possui uma lista de espera de interessados.
Mais segurança
A comitiva liderada por Álvaro Damião conheceu de perto uma das tecnologias desenvolvidas no BH-TEC, pela empresa InventVision (iVision). O prefeito foi apresentado a câmeras e IA desenvolvidas pela startup mineira, responsável, por exemplo, por produzir equipamentos para o Exército Brasileiro.

“Mostramos uma câmera com visão humana e outra infravermelha, que identifica o calor. O prefeito pôde ver que, através da câmera e nossa inteligência, é possível identificar automaticamente determinados objetos, como arma de fogo e faca”, explica Antônio Otávio Fernandes, diretor da iVision.
Os pesquisadores fizeram uma simulação com uma arma fictícia e o programa identificou prontamente a presença do equipamento, assim como o calor no caso da câmera de infravermelho.

Mais qualidade
O presidente do BH-TEC, Marco Crocco, reforçou a importância dos desenvolvimentos realizados para a melhoria da qualidade de vida das belo-horizontinas e dos belo-horizontinos.

“Temos aqui tecnologias avançadas, empresas que desenvolvem produtos avançados e ter a prefeitura como parceira nesse projeto é importante, porque aqui é que se faz ciência, aqui se faz inovação, aqui se desenvolvem tecnologias que dão alívio imediato para a população e que dão uma entrega imediata na população”, ressaltou Crocco.
O prefeito também destacou essa mesma linha. “A gente quer saber das tecnologias, como que elas podem ajudar a melhorar a vida do povo belo-horizontino”, afirmou.

“Para Belo Horizonte é fundamental ter um local em que se desenvolvem tecnologias e inovações para o bem da população, além de reter talentos. É uma cidade onde a gente exporta tecnologia e conhecimento, e precisamos de uma expansão ainda maior. Contar com a prefeitura para isso é fundamental”, concluiu Crocco.