Como conservar algo que você não conhece? Justamente com esse foco, a MetaGen desenvolveu uma tecnologia inovadora para monitorar as espécies que passam pelo ambiente. Como? A partir de análises genéticas de água, solo e até mesmo do ar.
E essas potentes informações são fundamentais para que sejam tomadas as decisões mais adequadas por governos, nações, empresas e, lógico, a sociedade de forma geral.
Interessante, não é mesmo?! Quer saber mais?

A MetaGen é mais uma participante do Nautilus, programa criado com metodologia exclusiva do BH-TEC, baseada em estudos nacionais e internacionais, para desenvolver a sustentabilidade de negócios, startups e empresas.
E, a partir de agora, você conhece mais sobre a MetaGen!
O início
A trajetória da startup começou em 2021 na cidade de Belo Horizonte, onde ainda mantém sua sede.
Izabela Mendes, fundadora da empresa, é formada em biologia, mestre em vertebrados com doutorado focado em genética. Desde a época da graduação, seus colegas de classe sabiam que ela gostava e já trabalhava na área de genética dentro de laboratório.
A partir disso, começaram a surgir convites para trabalhos de pesquisa na área e ela… recusava! Mas com muita insistência e incentivo de seu pai, Izabela acabou abrindo uma empresa voltada para pesquisas genéticas.
Primeiros passos
Depois de 5 meses, a fundadora da MetaGen conseguiu fechar o seu primeiro contrato. A conquista gerou surpresa para ela, que não imaginava conseguir um retorno do mercado tão rapidamente, mas, ao mesmo tempo…
”Acreditava que essa área era uma demanda do mercado e de fato e eu já enxergava essa oportunidade. Então, por outro lado, não foi tão surpreendente porque eu sabia que a grande procura existe”, contrapõe Izabela.
Logo no ano seguinte, em 2022, a equipe da bióloga aumentou, com a entrada dos sócios Daniel Teixeira, atualmente seu diretor operacional, e Vitor Borges, que ingressou trazendo consigo experiências de consultoria ambiental. Além deles, Izabela conta com suporte de mais duas funcionárias nas atividades de sua empresa.

Qual problema a MetaGen resolve?
A empresa parte de uma máxima: antes de qualquer ação, é essencial entender como a natureza funciona. E para isso é essencial possuir dados da biodiversidade e, consequentemente, monitorar o meio ambiente.
”Essa observação requer uma logística intensa com o apoio de grandes equipes. E nós, da MetaGen, utilizamos uma metodologia não invasiva que monitora a biodiversidade sem precisar de especialistas em campo”, explica a fundadora da instituição.
DNA Ambiental: a solução inovadora
Em busca de contortar os efeitos causados pela grande devastação ambiental, a MetaGen utiliza uma ferramenta genética e genômica para monitoramento ambiental chamada de sequenciamento de alto rendimento ou sequenciamento de nova geração.
”Nós deixamos o nosso DNA em todo local que nós tocamos com a nossa digital. E isso funciona com todos os organismos”.
E a inovação da empresa está justamente neste aspecto: utilização do sequenciamento do DNA presente no ambiente, sem a necessidade de ter contato direito com os seres vivos analisados.
Como a empresa atrai os clientes?
A MetaGen faz questão de estar sempre presente em eventos relacionados à perda de biodiversidade. Além disso, são engajados nas redes sociais. Seu foco está em:
- empresas, preferencialmente do setor elétrico
- outras empresas de quaisquer setores
- ONG´s
”Por lei é exigido que todas as empresas que vão instalar algum empreendimento, precisam fazer um monitoramento prévio durante e após a instalação desse negócio para entender qual que é o impacto que ela vai gerar no ecossistema local, por isso temos esse foco maior”, destaca Izabela.

Desafios da Jornada
”Começamos a construir o nosso caminho na universidade, nunca tivemos uma base de business. Fomos na cara e na coragem” — Izabela Mendes
Partindo desse desafio em entender o mercado de negócios, os representantes da MetaGen ingressaram no programa Nautilus com o intuito de aprender técnicas para gerenciar com excelência a empresa, em todos os aspectos.
”Fez a gente pensar em coisas que outros programas de aceleração não fizeram a gente pensar. Então, essa parceria foi sensacional justamente porque traz coisas bem diferentes”, destaca Izabela.
Planos para o futuro
Atualmente, a MetaGen utiliza o laboratório por meio de uma parceria de residência. A empresa de DNA sustentável faz a locação da estrutura e do maquinário de equipamentos cedidos pela BioMinas.
Por isso, a principal meta da MetaGen, pensando em futuro próximo, é conquistar o seu próprio laboratório com atendimento realizado 12 horas por dia. ”Nossa intenção é captar mais clientes para que a capacidade produtiva do laboratório chegue a 100%”, reforça.