Sem categoria

Ensino à distância pode ser o novo aliado da segurança no trabalho

Por 29 de junho de 2018 Nenhum Comentário

Em março deste ano, o Departamento de Segurança e Saúde no Trabalho – Secretaria de Inspeção do Trabalho/MTb divulgou a Nota Técnica nº 54/2018, que permite que os cursos de capacitação dessa área possam ser ministrados na modalidade de ensino à distância (EaD) e semipresencial.

Quem ainda não conhece as possibilidades do EaD, pode achar a medida discutível. Mas a realidade é bem diferente. Entenda neste post as possibilidades que essa ferramenta oferece e como sua empresa pode incorporá-la.

Como começou essa discussão
Pela sua própria natureza, que envolve a segurança e integridade de trabalhadores, essa área profissional tem um ritmo próprio para adotar ferramentas ou processos inovadores. Para tomar a decisão de permitir que os cursos dessa categoria sejam ministrados à distância, por exemplo, foi preciso realizar previamente um intenso projeto piloto.

A Comissão Tripartite Paritária Permanente – CTPP, instância responsável pela construção e alteração das Normas Regulatórias, acompanhou a implementação de um projeto de EaD em uma empresa de porte nacional. O objetivo era estudar a viabilidade e identificar eventuais lacunas no processo.

Esse trabalho envolveu a análise da proposta pedagógica, da dinâmica das aulas e dos materiais utilizados, bem como avaliações de feedback com os trabalhadores que participaram da capacitação.

O ensino à distância será regulamentado
O EaD nessa modalidade precisará atender a nove requisitos. São exigências para garantir a qualidade dos conteúdos e a melhor forma de serem transmitidos aos colaboradores. São eles: projeto pedagógico, duração, local e horário, interação entre alunos e professor, tecnologias de suporte às mídias, público-alvo, profissionais qualificados, conteúdo prático e avaliações.

Para entender detalhadamente cada um desses itens, confira 9 dicas para aplicar o EaD em segurança do trabalho na sua empresa.

Mas ensino à distância funciona?
Muita gente ainda vê o EaD apenas como um conteúdo transformado em apresentações de textos e tópicos. Essa não é a realidade. Com tecnologia agregada aliada ao custo benefício, esse formato vem crescendo exponencialmente.

Exercícios avaliativos, recursos multimídias de artigos, imagens, vídeos e animações interativas transformam as aulas à distância em uma rica experiência. Mais recente, a onda de gamificação, que é a aplicação da lógica de desafios e recompensas dos jogos digitais ao ensino, tem transformado ainda mais o EaD.

Vale lembrar que, para cursos de segurança e saúde no ambiente de trabalho, é indispensável que o conteúdo digital também seja complementado com treinamentos práticos, uma exigência prevista na norma.

Por que investir no ensino à distância?
Além dos recursos pedagógicos que essa ferramenta oferece, o EaD tem um custo benefício muito superior em relação aos cursos tradicionais. Treinamentos presenciais exigem investimento como contratação de instrutor – pago por hora/aula, locação de salas, coffee break, entre outros.

Um conteúdo produzido digitalmente pode ser utilizado várias vezes sem implicar em novo custo. O valor investido também independe do número de estudantes que irão usá-lo: se há dez ou cem alunos participando do curso, o material utilizado é o mesmo.

Logo, um dos benefícios da nova norma é permitir que empresas menores tenham mais condições de ter acesso a treinamentos para suas equipes.

Quero contratar para minha empresa. Como faço?
O mercado de cursos corporativos à distância já está bastante desenvolvido e há vários players nesse segmento. Existem empresas especializadas em comercializar um conteúdo pronto para determinados segmentos, e outras que oferecem o serviço de desenvolvimento personalizado de acordo com o seu perfil.

A vantagem de produzir seu próprio curso é ter um atendimento especializado, com um diagnóstico do seu negócio que resultará em um material mais próximo das necessidades da sua equipe.

Se você se interessou por esse artigo, fique de olho nosso blog para mais dicas interessantes para sua empresa. Ou inscreva-se para receber nosso conteúdo por e-mail.

* Artigo escrito em parceria com a empresa residente, Target Multimídia.

Inscreva-se para receber nosso conteúdo por e-mail

Autor BH-TEC

O objetivo do Blog do BH-TEC é compartilhar, por meio das experiências dos nossos colunistas, informações inerentes a CT&I, que perpassam a rotina das empresas de base tecnológica e impactam a vida de todos nós. Bem-vindo(a) a essa brilhante viagem!

Mais posts de BH-TEC

Deixe um Comentário