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Marketing não é Vendas: vamos dar as mãos?

Por 24 de Janeiro de 2018 Nenhum Comentário

Na última de reunião com cliente, confesso, saí arrasada. Aconteceu com a nossa agência o que acontece com muitas outras e também com muitos profissionais de comunicação e marketing dentro dos ambientes organizacionais. O cliente nos cobrou algo que não cabe à área de Marketing: vender. É muito simples, mas quase nenhuma empresa entende isso: o Marketing gera leads de qualidade; o Comercial é quem vende. Deveriam andar de mãos dadas, mas, na prática isso não acontece.

Estamos cansadas de pedir a integração dos sistemas de CRM com nosso software de automação de marketing, mas isso também, não prática, não acontece com frequência. O resultado? Passamos o ano inteiro tentando e gerando leads para a área Comercial. Entregamos novos contatos e/ou reativamos contatos adormecidos nas bases de mailings do cliente, a partir de um superesforço de trabalhar o marketing de conteúdo de forma atrelada à estratégia de negócio da empresa. Mergulhamos no comportamento dos potenciais compradores e desenvolvemos todo o nosso trabalho orientado pelas personas-chave.

No caso deste cliente, particularmente, entregamos mais de 500 leads para a área Comercial. O que foi feito deles? Não sabemos. Nem o dono da empresa sabe. E a culpa é de quem? Não nos interessa. Nosso objetivo é trabalhar em parceria, gerar vendas, atuando em conjunto com quem vende. Não é à toa que cutucamos o ano inteiro os profissionais da área Comercial, tentando entender mais e mais do comportamento dos clientes. Ah, os leads não são bons, qualificados o suficiente pra venda? Queremos entender o porquê. O que não aceitamos é levar a fama sem esmiuçar os processos.

Essa briga de força entre Marketing e Vendas é tão comum… e não leva a nada! Ambos os profissionais/setores precisam e dependem um do outro. O sucesso de um é o sucesso do outro. É preciso haver mais sinergia no dia a dia de trabalho e menos tentativa de achar  culpados por parte da alta gestão. Enquanto não houver integração entre os processos de Marketing e Vendas e colaboração entre os seus profissionais, não chegaremos aos resultados esperados. No final, fica aquele sabor amargo de decepção. Ninguém ganha, todos perdem, inclusive, a empresa. Se é pra dar um recado aos gestores, por favor, entendam: Marketing não é Vendas! Marketing depende de Vendas. E vice-versa.

Por mais amor nos ambientes empresariais!

Autor Flavia Fonseca

Empreendedora, doutoranda e mestre em Ciência da Informação (UFMG). É especialista em Gestão de Negócios (FDC), em Comunicação e Gestão Empresarial (PUC Minas) e graduada em Comunicação Social/Jornalismo (PUC.Minas). Fundadora da Tinno, agência de marketing de conteúdo para empresas de tecnologia e inovação, acredita no empreendedorismo como alavanca de desenvolvimento social.

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