Quíntupla hélice

Por 20 de novembro de 2019 Sem categoria Sem Comentários

Sociedade e sustentabilidade são parte do processo de geração de inovação e conhecimento

 

“Quanto maior a diversidade de conhecimento espalhado pela sociedade, maior é o conhecimento global.”  A fala do CEO do BH-TEC, Marco Crocco, no Seminário Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Econômico e Social de Minas Gerais, enfatiza a importância do saber social. Ele apresentou que a sociedade acumula conhecimento por meio da diversificação produtiva, da educação e da inovação. Nesse sentido, o atual arcabouço contempla a sociedade como ator no modelo de geração do conhecimento e da inovação, compondo a quadrupla hélice que também associa a mídia, indústrias criativas, cultura, valores, estilos de vida e arte. O quinto elemento é a sustentabilidade. “A sociedade civil é central e incentiva o desenvolvimento de inovações que sejam pertinentes. O meio ambiente é o drive para a produção do conhecimento e, também, da inovação.”

A pró-reitora de Extensão da UFMG, professora Claudia Andrea Mayorga Borges, corroborou quanto à importância de a sociedade ser realmente contemplada nas políticas públicas. “Por isso, o olhar para o desenvolvimento econômico social pede soluções interdisciplinares e diálogo com diversos atores e instituições.”

O presidente da Fapemig, prof. Evaldo Vilela, ressaltou que o momento é difícil, mas não impede o trabalho de construção de um plano estadual de C, T e I. “Esse instrumento, realizado por meio da construção coletiva, é fundamental para orientar a sociedade no desenvolvimento e na aplicação do conhecimento, gerando riquezas e qualidade de vida.”

Construção conjunta

O Seminário realizado nesta quarta-feira (20), no CAD III da UFMG, é uma das atividades da construção de políticas públicas de C,T&I para Minas Gerais para os próximos anos. Diversas instituições públicas, privadas e do terceiro setor do ecossistema participam da elaboração de um plano estadual que será apresentado pelo Legislativo ao Executivo.

Deixe uma Resposta

BH-TEC - Parque Tecnológico de Belo Horizonte