Nova Presidência do Conselho de Administração

Por 4 de novembro de 2019 Sem categoria Sem Comentários

O professor titular no Departamento de Física da UFMG, Ado Jorio de Vasconcelos, é o novo presidente do Conselho de Administração do BH-TEC nos próximos três anos. Essa instância tem funções estratégicas, deliberando sobre diretrizes e metas do Parque Tecnológico, bem como avalia os resultados das atividades.

“Belo Horizonte e o Estado de Minas Gerais têm evoluído muito na construção do seu ecossistema de inovação. Muitas vezes, entretanto, os esforços dos diversos atores são realizados de forma desconexa. Estamos trabalhando para dar coerência aos esforços dos diversos atores e acreditamos que o BH-TEC tem a missão de ser o locus para essa sinergia, para que as ações de todos sejam mais efetivas”, ressalta o presidente do Conselho, prof. Ado Jorio.

A nova gestão do BH-TEC tem como diretriz estratégica tornar o Parque um dos principais atores da interação universidade-empresa (ambiente de negócio) e do fomento à pesquisa, à inovação e à transferência de tecnologia, compondo a política pública de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de Minas Gerais.

Trajetória

Ado Jorio é membro da Academia Brasileira de Ciências, da Ordem Nacional do Mérito Científico e recebeu o “membership award” da “American Chemical Society” (2015-2018), além de diversos prêmios nacionais e internacionais pelas suas contribuições científicas. Em 2016 foi incluído na lista dos “Highly Cited Researchers” da Thomson Reuters. Ocupou os cargos de Coordenador de Estudos Estratégicos e Informação no Inmetro (2008-2009) e, na UFMG, de Diretor da Coordenadoria de Transferência e Inovação Tecnológica (2010-2012), chefe do Departamento de Física (2015-2016) e Pró-Reitor de Pesquisa (2016-2018). Em 2016 recebeu a Medalha da Inconfidência do Governo do Estado de MG.

Deixe uma Resposta

BH-TEC - Parque Tecnológico de Belo Horizonte