BH-TEC e IEAT-UFMG promovem Simpósio Transdisciplinaridade e Inovação

Por 23 de outubro de 2018 Sem categoria Sem Comentários

Evento será realizado no dia 12 de novembro, articulando iniciativas de estímulo ao empreendedorismo tecnológico

O Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BH-TEC) e o Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares da UFMG (IEAT-UFMG) irão promover no dia 12 de novembro o Simpósio Transdisciplinaridade e Inovação.

Articulando as iniciativas da UFMG e de entidades que compõem o ecossistema de Pesquisa & Desenvolvimento em Minas Gerais, o evento pretende divulgar as oportunidades de estímulo à inovação e conectar pesquisadores, professores e estudantes que buscam na Universidade os caminhos para o empreendedorismo, especialmente na área de Biotecnologia.

Ecossistema de empreendedorismo tecnológico

Segundo o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), em 2017 o depósito de patentes de invenção cresceu 5,4% em relação ao ano anterior, totalizando 5.480 patentes. A UFMG alcançou o terceiro lugar no ranking de produção de patentes de invenção do país.

O BH-TEC soma ao cenário com um investimento de R$16 milhões em P&D no ano de 2017 e com a criação de 131 novos produtos ou serviços. Os dados reforçam o trabalho do capital intelectual da Universidade a favor da sociedade em forma de novas soluções de produtos, processos e serviços.

Programação

Abrindo o evento, a mesa-redonda ‘Transdisciplinaridade e Inovação’ contará com a participação dos professores Estevam Las Casas, diretor do IEAT-UFMG; Roberto Bigonha, diretor-presidente do BH-TEC; Pedro Vidigal, CEO do Biotechtown; e Dr. Eduardo Emrich Soares, presidente da Biominas. Na mesa, os convidados irão apresentar as características das instituições que dirigem, suas interrelações e as oportunidades para o empreendedorismo tecnológico.

No segundo momento, a mesa-redonda ‘Estratégias de Financiamento’ será formada pelos professores Evaldo Vilela, presidente da Fapemig; Jorge Mário Campagnolo, diretor de Políticas e Programas de Apoio à Inovação do MCTIC; Marcos Cintra, presidente da Finep; e Janayna Bhering, gerente de Negócios e Parcerias da Fundep. Serão discutidas as oportunidades de financiamento das iniciativas de apoio à inovação e estratégias de captação de recursos.

Inscrições gratuitas

O Simpósio Transdisciplinaridade e Inovação é aberto ao público e as inscrições são gratuitas. O evento será realizado no dia 12 de novembro, a partir das 13h30, na UFMG Campus Pampulha – Centro de Atividades Didáticas 2 (CAD 2), auditório A 102.

Para participar, clique aqui e preencha o formulário.

Deixe uma Resposta