Conheça o MedicOnChip: Biosensor portátil para facilitar diagnósticos de doenças

Por 26 de abril de 2018 Sem categoria Sem Comentários

O Projeto MedicOnChip, é um projeto da Universidade Federal de Minas Gerais, com apoio e financiamamento do BNDES que se propõe a desenvolver um biosensor portátil que agiliza e facilita o diagnóstico de doenças. O projeto, que pretende mudar o mercado de exames médicos e veterinários, nasceu dentro do setor de pesquisa da Seva Engenharia, que já desenvolvia soluções tecnológicas para outros diferentes segmentos.

Na prática, seguindo os moldes de um aparelho de glicemia, o MedicOnChip consegue através de uma pequena amostra do sangue, identificar a presença de anticorpos que possam acusar doenças, ou ainda proteínas, que acusam a presença de tumores malignos, por exemplo.

Dessa forma, a solução surge com um descentralizador de diagnósticos, permitindo que testes possam ser realizados em qualquer lugar com facilidade. Além disso, diagnósticos serão realizados em minutos e permitirão reconhecimento de diferentes tipos de doenças, através da modificação da superfície do material do chip, tornando-o sensível para tipos específicos de anticorpos ou biomoléculas.

Deixe uma Resposta