Ivision desenvolve Sistema de Visão Assistida Multiespectral para o Centro Tecnológico do Exército (CTEx)

Por 11 de junho de 2015 Sem categoria Sem Comentários
SVAM_Pessoas_453_213_80

O CTEx finalizou o demonstrador da tecnologia de fusão computacional de imagens denominado Sistema de Visão Assistida Multiespectral (SVAM). O equipamento é o primeiro resultado das pesquisas do Laboratório de Optrônica e Sensores (LOS) na área de fusão de imagens e contou com o apoio financeiro da FINEP. O equipamento foi desenvolvido em parceria com a empresa Invent Vision (I-Vision) e a entrega formal ocorreu em 18 Mai 2015, nas instalações do LOS, com a participação dos diretores da empresa parceira e da equipe do CTEx responsável pela execução desse projeto.

O objetivo da fusão computacional é conjugar em tempo real, em uma só imagem e de forma complementar, informações obtidas de faixas espectrais distintas, capturadas separadamente, de uma mesma cena. No caso do demonstrador de tecnologia do SVAM, duas câmeras distintas, operando nas faixas espectrais do Infravermelho Próximo e Distante, captam ao mesmo tempo uma mesma cena. O SVAM então processa e funde as imagens em uma só, em tempo real, apresentando para o observador uma única imagem que agrega informações das diferentes faixas espectrais.

A grande vantagem desta tecnologia é poder agregar em um único equipamento a capacidade de observação de imagens térmicas (infravermelho distante), com contraste de temperatura, e imagens de luz visível ou de infravermelho próximo, cujo contraste definido pela reflexão de diferentes cores é mais facilmente compreendido pelo observador.

Essa tecnologia pode ser aplicada em câmeras para veículos em geral, embarcações, aeronaves, em monitoramento e segurança de áreas.

Fonte: Centro Tecnológico do Exército (CTEx)

Deixe uma Resposta